Carnaval 2012: Prefeitura divulga edital para credenciar imprensa

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Assessoria de Comunicação Institucional, divulgou nesta segunda-feira (06) o edital nº 01/2012, que trata do credenciamento da imprensa para o Carnaval 2012. No documento, estão as normas e regras para que os veículos de comunicação possam realizar a cobertura do evento, incluindo as modalidades de credenciais que serão oferecidas. Os pedidos devem ser enviados, entre os dias 06 e 12 de fevereiro, somente por e-mail e nos seguintes endereços: assessoria@corumba.ms.gov.br, com cópia para assessoria.corumba@gmail.com.

A iniciativa de regulamentar os tipos de credenciais e locais de acesso aos veículos de imprensa durante o carnaval segue a tendência adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) de profissionalizar e aprimorar a maior festa carnavalesca do Centro-Oeste. Com o edital, a Prefeitura pretende proporcionar aos credenciados condições para fazerem uma cobertura correspondente à dimensão do evento, sem atrapalhar o andamento dos desfiles das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial.

Com a regulamentação, o interesse maior do Executivo municipal é permitir e facilitar a mais completa repercussão possível da festa por meio da imprensa e, em momento algum, visa atrapalhar, prejudicar ou dificultar o trabalho dos profissionais da notícia. Ao estabelecer as normas e locais de acesso, a Assessoria de Comunicação Institucional atua em consonância com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), segundo a qual há a necessidade do cumprimento de regras para não prejudicar o andamento das agremiações que estarão passando por uma criteriosa avaliação.

De acordo com o edital, serão credenciados os seguintes profissionais: Jornalistas de revistas, jornais, emissoras de rádio, televisão, agências de notícias, portais de internet e websites; fotógrafos, cinegrafistas, comentaristas e produtores; equipes de apoio de revistas, jornais, emissoras de rádio, televisão e portais de internet. No e-mail, o veículo de imprensa interessado deve preencher um formulário de credenciamento disponível no anexo do edital, juntamente com cópias digitalizadas do CPF e RG dos profissionais que vão trabalhar.

Uma comissão interna vai deliberar sobre a quantidade de credenciais que serão liberadas para cada veículo utilizando os seguintes critérios: Cobertura e divulgação efetivamente realizadas pelo veículo, bem como sua área de atuação e abrangência, incluindo, circulação e/ou audiência; Profissionais que efetivamente irão trabalhar na cobertura do evento, não sendo permitido o credenciamento para cargos de caráter gerencial, administrativo e/ou comercial.

A credencial terá validade entre os dias 16 e 22 de fevereiro, sendo que a Prefeitura de Corumbá, juntamente com a Liga de Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO), definiram quesitos para a liberação do acesso à área dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso e Especial, realizados nos dias 19 e 20. Para isso, serão oferecidos dois tipos de credenciais. A Credencial de Pista dará acesso irrestrito à Passarela do Samba nos dias dos desfiles dos blocos independentes e de sujos e desfiles dos blocos oficiais. A exceção será para os dias 19 e 20 de fevereiro, quando a credencial somente dará acesso à Passarela do Samba entre as ruas Frei Mariano, esquina com 13 de Junho, e Avenida General Rondon, esquina com XV de Novembro.

O acesso à área de avaliação das Escolas de Samba dos grupos de Acesso e Especial, na Avenida General Rondon, entre as ruas XV de Novembro e Major Gama, será permitido somente para os profissionais de mídia televisiva e fotógrafos da organização do evento. Não será permitida a entrada de repórteres neste local. Já a Credencial de Camarote dará acesso ao Camarote de Imprensa para os profissionais dos veículos de comunicação que estarão realizando a cobertura e/ou transmissão em tempo real do evento, seja em texto, rádio e vídeo. No local, haverá sinal de internet e pontos de energia.

É importante ressaltar que a autorização da entrada dos profissionais credenciados nos camarins e no palco oficial montado na Praça Generoso Ponce, onde serão realizados os shows nacionais do evento, e a realização de entrevistas coletivas, ficarão sob inteira responsabilidade da produção e/ou segurança dos artistas. A Assessoria de Comunicação Institucional não terá qualquer responsabilidade de decidir quais veículos terão acesso aos referidos espaços.

Evitar problemas

A decisão de restringir a presença de profissionais dos meios de comunicação no trecho de avaliação das Escolas de Samba dos grupos de Acesso e Especial, na Avenida General Rondon, entre as ruas XV de Novembro e Major Gama, foi tomada pela Liesco justamente para evitar problemas ocorridos em anos anteriores.

Para se ter uma ideia, em 2008, a Império do Morro foi penalizada com a perda de um ponto por ter ultrapassado o tempo limite de sua apresentação. Ficou em segundo lugar com 175,15 pontos, atrás da Vila Mamona, campeã com 175,60. Extrapolou o tempo justamente pelo fato de um fotógrafo, dentro da área de evolução, praticamente proporcionou um ‘ensaio fotográfico' de uma das integrantes da escola, que ficou retida na Avenida General Rondon. Para evitar novos fatos como este, a Liesco tomou a decisão.

EDITAL Nº. 01/2012 – CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA PARA O CARNAVAL 2012

ANEXO I DO EDITAL N. 01/2012 FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO DA IMPRENSA PARA O CARNAVAL 2012