Camisetas para o Bloco Sandálias podem ser encontradas no ILA

A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá disponibiliza a partir de quarta-feira (08), as camisetas do Bloco Sandálias de Frei Mariano, que será o primeiro a passar pela Passarela do Samba, no dia 15 de fevereiro. Os interessados devem procurar o Instituto Luis de Albuquerque (ILA), sede da Superintendência de Cultura,no horário das 8 às 17 horas. A camiseta que dá direito a participar do bloco, pode ser adquirida por R$ 10,00.

Criado em 2006 pela Fundação de Cultura do Pantanal (hoje Fundação de Cultura e Turismo), o bloco brinca com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano. Conta-se que Mariano de Bagnaia, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá. Expulso, ele enterrou suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

Verdade ou não é que, em 2006, a saudosa diretora-presidente da Fundação de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt idealizou o bloco que já se tornou uma tradição na cidade, desfilando pelo sétimo ano consecutivo. Desta vez, o grupo homenageia Heloisa Urt, ícone da cultura pantaneira, falecida em novembro do ano passado. A letra da música do bloco também é de sua autoria.

O bloco desce a Frei Mariano em direção à Avenida General Rondon no dia 15 de fevereiro, às 20 horas, abrindo a noite de Carnaval de Corumbá. A concentração será na Rua América, em frente ao Hotel Nacional, a partir das 18 horas, ao som das marchinhas carnavalescas e sambas tradicionais.