Seleção para categorias de base atrai mais de 50 jovens na Funec

A movimentação no campo na Esplanada da Nob foi grande desde o início da manhã desta terça-feira (17). Mais de 50 crianças, de 10 a 14 anos, participam da peneirada promovida pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) para composição das categorias de base do Corumbaense Futebol Clube. O objetivo é encontrar novos talentos e reforçar os times sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 do Carijó da Avenida.

O técnico Edvaldo Arruda Hurtado, o Sabiá, é o responsável pela seleção dos futuros atletas. A partir das 15 horas, a avaliação será voltada para os mais velhos. Cláudio Mineiro, que como jogador atuou por grandes times do Brasil como Internacional e Corinthians, depois atuando como técnico do time principal do Corumbaense por várias temporadas, fará o papel de olheiro dos adolescentes.

A peneira só termina no dia 21, quando serão definidos os meninos que integrarão os times do alvinegro pantaneiro. Os pais que não puderam levar seus filhos hoje ainda poderão fazê-lo ao longo da semana. Os treinamentos começam já no dia 24, visando os campeonatos estaduais das categorias. As inscrições para a seletiva são gratuitas e devem ser feitas no próprio local.

A Funec é a responsável pela gestão das categorias de base do Carijó da Avenida desde 2009. No ano passado, o Corumbaense foi campeão estadual sub-14. No sub-18 a equipe venceu na primeira fase o Aquidauanense, que depois se sagrou campeão do torneio, mas não passou da segunda fase.

"Foram bons resultados e que serviram de estimulo para que os investimentos no setor continuem aumentado. Com esta seletiva, queremos dar oportunidade a todos os jovens da cidade que sonham em se tornar jogadores profissionais de futebol. Este pode ser o primeiro passo na formação de um bom atleta", destacou o presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior.

Desde que reiniciou suas atividades profissionais em 2005, o Corumbaense sempre aproveitou jogadores da cidade, os chamados "pratas da casa", em seu elenco. Esta valorização permitiu o surgimento de nomes de destaque no cenário estadual, como o meia atacante Juninho, que hoje atua no Caxias, time da primeira divisão do Rio Grande do Sul, e o atacante Tuia, que em 2012 vai defender o Rondonópolis na Copa do Brasil.