Pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família devem atualizar cadastro

Todas as pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família devem atualizar seus cadastros até o dia 29 de fevereiro de 2012, sob risco de cancelamento do pagamento. A informação é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Corumbá, parceira do Governo Federal na execução do programa na cidade.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda diretamente para as famílias, como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde. Além disso, incentiva a educação das crianças e adolescentes e melhora a saúde das crianças, das mulheres grávidas e mães que estão amamentando.

A Secretaria de Assistencial Social informa que todas aquelas famílias que já recebem o benefício, são obrigadas a atualizar cadastros de dois em dois anos. Para tanto, devem procurar as sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região até o final de fevereiro, para evitar cancelamento do pagamento, conforme calendário divulgado pelo Governo Federal que, em janeiro, já está bloqueando benefícios das famílias sem revisão cadastral e auditoria dos cadastro não atualizados até o fim de dezembro.

É importante lembrar que para participar do programa, a família tem que realizar a inscrição no cadastro único. Vale ressaltar que o cadastramento não significa que a família vai entrar no Bolsa Família. O critério principal para inclusão é a renda familiar. As famílias que possuem menor renda são incluídas primeiro, selecionadas de forma automática pelo governo federal.