Parceria entre prefeituras viabiliza show de Salgadinho e Chrigor

Parceria entre as prefeituras de Corumbá e Ladário viabilizou duas atrações nacionais para o carnaval da Pérola do Pantanal. Salgadinho, ex-vocalista do grupo Katinguelê, e Chrigor, que se destacou na banda de pagode Exaltasamba, serão as principais atrações da folia ladarense em 2012. As datas das apresentações foram confirmadas nesta sexta-feira (27) pelo prefeito José Antônio Assad e Faria (PT). A programação completa do carnaval de Ladário pode ser conferida no site www.ladario.ms.gov.br.

O show dos dois cantores faz parte do pacote que incluiu as apresentações de Adryana Ribeiro e Tchacabum, atrações do Carnaval de Corumbá. "Essa parceria entre as duas administrações foi fundamental para que pudéssemos trazer todos esses eventos para a região. São atrativos que valorizam e consolidam ainda mais o Pantanal como principal roteiro sul-mato-grossense para o carnaval", afirmou o prefeito corumbaense, Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Além das apresentações, o Executivo de Corumbá também vai apoiar a festa de Ladário em outros eventos carnavalescos. "Sempre defendemos um desenvolvimento conjunto para toda a região, incluindo não só Ladário, como também as cidades bolivianas da fronteira. E esse processo passa necessariamente pela valorização da nossa cultura. O carnaval, assim como o São João, sempre fez parte da vida dos pantaneiros", complementou Ruiter.

Corumbá

Em Corumbá o Carnaval 2012 começa no próximo dia 1º de fevereiro com o show da cantora Cláudia Leitte no estádio Arthur Marinho. Neste sábado (28), um pouco do Carnaval de Corumbá será apresentado no Shopping Campo Grande, na Capital, com presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Além de divulgar as atrações da folia corumbaense, a iniciativa busca despertar a curiosidade das pessoas e convidá-las a visitar a região.

No dia 03 de fevereiro, às 13h30, será aberta a exposição digital Carnaval de Todos os Tempos. Neste ano, o conjunto de fotos que retratam a tradição carnavalesca do município fica exposto digitalmente no Museu de História do Pantanal (Muhpan). No mesmo dia, a escolha da Corte de Momo agita o público na Praça Generoso Ponce. A festa começa às 20 horas. Os interessados em concorrer aos postos de Rei e Rainha têm até a próxima terça-feira (31) para se inscrever gratuitamente na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA).

No sábado (04), a abertura oficial do Jardim da Folia, montado na praça da Independência, terá o II Encontro de Estandartes dos Cordões e o concurso do Estandarte de Ouro. A partir das 19 horas uma banda vai tocar as marchinhas e sambas-enredos que embalaram os carnavais de antigamente. Para a criançada, pierrôs canoeiros oferecerão um agradável passeio de canoa pelo lago do Jardim. Palhaços farão brincadeiras durante todo o tempo, enquanto diversos temas cenográficos ficarão dispostos para fotografias.

No domingo (05), outro atrativo do Jardim da Folia será o Concurso de Fantasias Infantil, que começa às 17 horas. No dia 10, o Jardim recebe a eliminatória do II Concurso de Marchinhas. A final será no dia 11. A canção ganhadora fatura prêmio de R$ 1.500. No domingo (12), o ensaio técnico das escolas de samba agita a passarela pantaneira do samba. A oportunidade das agremiações testarem sua apresentação antes do desfile oficial começa às 18 horas. O "esquenta" continua com a apresentação da banda Show Corumbá na Praça Generoso Ponce.

Para a quarta-feira de Carnaval (15), A Prefeitura de Corumbá preparou a descida do bloco Sandálias de Frei Mariano. Criado pelo prefeito Ruiter em 2005, o bloco que brinca com a praga jogada pelo frei na cidade este ano vai homenagear a ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, falecida em novembro de 2011. No dia 16, acontece o tradicional Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube. Durante a festa, o Rei Momo recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito Ruiter.

Fechando a noite, os blocos de sujo (onde homem veste de mulher e vice-versa) Chupeta e Cafona colorem a Avenida General Rondon com toda sua irreverência e animação. Na sexta-feira (17) o Carnaval dos Velhos Tempos reabre o Jardim da Folia a partir das 19 horas. Na mesma noite, o Cibalena, bloco de sujo que costuma reunir mais de 10 mil pessoas, desfila pela passarela. A partir das 23 horas, a Banda Show Corumbá e o grupo F5 Carioca se apresentam no palco Generoso Ponce.

No sábado a folia começa às 10 horas com uma roda de samba no Porto Geral, que segue até as 15 horas. No Distrito de Albuquerque, o baile infantil começa às 16 horas. Em seguida, às 20h, terá início o show baile. Enquanto isso, na área urbana, a principal atração é o desfile dos Blocos Oficiais da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc). O evento começa às 21 horas. Por volta das 23 horas, o desfile será interrompido para que o público possa acompanhar o desfile da Inocentes de Belford Roxo, que vai homenagear Corumbá na Sapucaí (RJ).

E o sábado ainda reserva a atração da cantora Adryana Ribeiro. Na avenida, o desfile das escolas do grupo de acesso começa às 20h30. Passam pela passarela as escolas Marques de Sapucaí, Vila Mamona, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Imperatriz Corumbaense. Nataly Lacerda e a banda Destak se apresentam na Generoso Ponce logo após o desfile. A segunda-feira (20) começa com o samba no Porto Geral. O desfile do grupo especial da Liesco começa às 20h30.

O grupo Tchakabum, que estourou nacionalmente com as músicas "Olha a Onda" e "Tesouro do Pirata", agitam o público durante a madrugada. Na Passarela do Samba, a magia do Carnaval Cultural é a grande atração da noite de terça-feira. O desfile dos Cordões Carnavalescos Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá, Cravo Vermelho começa às 20 horas. Em seguida descem pela avenida o desfile de Corso, Bloco do Frevo, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco dos Palhaços e Bloco Flor de Laranjeiras.

Fechando o Carnaval 2012 em grande estilo, o grupo Revelação agita na Generoso Ponce. A Banda do Roxo se apresenta em seguida. A apuração dos vencedores do Carnaval 2012 de Corumbá começa às 16 horas da quarta-feira (22) de cinzas. A programação completa pode ser acompanhada no site www.carnavaldecorumba.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3231-2886, na sede da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.