Escolas da rede municipal terão regime integral a partir de 2012

A partir do ano letivo de 2012 três escolas municipais urbanas e uma rural pólo da Rede Municipal de Ensino (Reme) passarão a ter aulas em regime integral. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) instituiu, por meio do decreto nº 1001, de 15 de dezembro de 2011, o Programa Experimental de Educação Integral em Corumbá. A iniciativa busca formular, planejar, executar e acompanhar um conjunto de ações direcionadas para a melhoria da qualidade social do ensino oferecido aos alunos da educação infantil à 9ª série do Ensino Fundamental.

A partir do próximo ano letivo, vão aderir ao novo sistema as escolas municipais Tilma Fernandes Veiga, Rachid Bardauil, Luiz Feitosa Rodrigues e a Escola Rural Polo Porto Esperança, nas extensões Santa Mônica, Paraguai Mirim e Jatobazinho. Essas unidades educacionais passam a ter jornada de oito horas diárias para alunos da educação infantil à 9ª série. A iniciativa segue o Plano Nacional de Educação, que prevê que 50% das escolas públicas do País ofereçam educação em tempo integral até o ano de 2020.

O decreto também estabelece de que forma o programa Escolas Experimentais de Educação Integral será conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Um dos aspectos é metodologia de ensino para os alunos, por meio de um sistema estruturado e com materiais didáticos necessários. Prevendo as mudanças não somente no cotidiano dos alunos, mas no corpo docente, a medida prevê que os educadores passem por formação para o novo modelo e metodologia de ensino, como o uso de plataformas de aulas digitais para tornar o ensino mais adequado às crianças e adolescentes.

Para cumprir a carga horária, as escolas não precisarão utilizar apenas a sala de aula como local para a prática pedagógica. Elas terão liberdade para explorar de forma mais ampla os espaços da instituição, como biblioteca, sala de leitura, laboratórios de ciências, informática e línguas, além das práticas do desporto educacional e apoio às desportivas não-formais. O decreto ressalta que, para alcançar o objetivo almejado com a introdução de novos métodos e práticas no cenário educacional, será necessário ter professores polivalentes, para Humanidades e Ciências Exatas, e professores especialistas, que trabalharão Educação Física, Artes, Inglês e Espanhol.

Ruiter estabeleceu ainda que, a partir da publicação do documento, a Secretaria de Educação ficará responsável por "promover, supervisionar e coordenar a implantação do Programa Experimental de Educação Integral de Corumbá". O texto também prevê, seguindo as normas regulamentadoras de cada categoria, a jornada de trabalho dos profissionais envolvidos no programa, que cumprirão 40 horas semanais. Já para aqueles que não detêm matrícula sob o regime de 40 horas, a jornada de trabalho será complementada por meio de dupla regência.

Matrículas

As matrículas dos novos alunos na Rede Municipal de Ensino de Corumbá para o ano letivo de 2012 serão abertas na próxima segunda-feira (09). O prazo será até o dia 13 de janeiro e a relação das vagas estarão disponibilizadas nos próprios estabelecimentos de ensino mantidos pelo Município. Os alunos que já estudam em uma das escolas da Reme, as matrículas são automáticas. O ano letivo de 2012 começa dia 1º de fevereiro e as aulas vão de 06 de fevereiro a 28 de dezembro. As férias de meio de ano serão entre 09 e 23 de julho.