Desfile da Inocentes será transmitido ao vivo para todo o Brasil

O desfile da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, do grupo de acesso "A" do carnaval do Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo pelo SBT no sábado, 18 de fevereiro. A agremiação da Baixada Fluminense vai levar para a Sapucaí o enredo com o tema: Corumbá – Ópera Tupi-Guaikuru. A azul, branco e vermelho vai abordar, entre outros temas, as lendas locais, a preservação ambiental, a população indígena, além das riquezas naturais do Pantanal.

A transmissão será feita pela emissora para todo o País. "É uma oportunidade de divulgar Corumbá por meio do desfile da escola Inocentes de Belford Roxo. Ficamos muito felizes quando soubemos que a população de Corumbá e o Brasil poderão prestigiar a apresentação da agremiação", disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que pretende ir até o Rio de Janeiro participar e prestigiar a apresentação da agremiação que homenageia o município pantaneiro. "Vou, mas volto no outro dia para acompanhar a programação carnavalesca de nossa cidade", continuou.

A emissora SBT detém a concessão para transmitir todo o desfile do grupo de acesso do carnaval carioca. A Unidos de Belford Roxo será a quarta a entrar na Marquês de Sapucaí logo após a Estácio de Sá. Ruiter disse que a Prefeitura pretende transmitir o desfile da agremiação carioca na avenida General Rondon. "Como teremos os telões de LED instalados na Passarela do Samba, nada mais justo do que transmitir a apresentação da Belford Roxo. Já entramos em contato com o SBT para viabilizar essa reprodução e verificar a possibilidade", continuou o chefe do Executivo corumbaense.

Belford Roxo

Na última sexta-feira (13) foi realizada a coroação da nova rainha de bateria da escola da Baixada Fluminense. A percussão da azul, branco e vermelho terá à frente a apresentadora Luciana Picorelli. O GRES Inocentes de Belford Roxo foi fundado no dia 11 de julho de 1993. Escola que sucedeu a Unidos da Matriz, tem entres seus fundadores Luiz de Bastos, Sebastião Quirino, Jairo da Silva, Aristotelina de Oliveira, Abílio Del Rey, Walter Sardinha, entre outros.

Desfilando desde 1994, a vermelho, azul e branco de Belford Roxo conta com um campeonato conquistado no Grupo de Acesso C: em 1998, como o enredo Candonga, um adeus às baterias. No ano seguinte, a escola foi a vice-campeã do Grupo de Acesso B, com o enredo Viva a Baixada, longos passos do progresso rumo ao Terceiro Milênio. No Carnaval passado, a Inocentes homenageou a cidade de Petrópolis no desfile do Grupo de Acesso A, com o enredo Petrópolis, roxo de amor por você. A escola ficou na quinta colocação.

Confira o Samba-Enredo de 2012 da Inocentes de Belford Roxo:

Sou guerreiro, brasileiro
A terra é o meu sagrado chão
Conto a minha história,
A trajetória, lenda em forma de canção
"Raíra" da fonte da vida
Cidade ungida na transformação
Nas cinzas da ambição caramujeiro a lutar
A guerra sangrou o meu coração
Para a paz acalentar

Chora viola e me faz lembrar
Os brasis do meu brasil
É a força de um povo que vai se mostrar
Nesse acorde tão sutil

Vem vem lavar a imagem na festa de são joão
O sagrado e o profano, juntos nessa tradição
Venho da fronteira, mulato, mestiço
Desse chão que me abraçou
Sinto uma brisa no ar,
O berrante a tocar e o sol a se por
E na cidade do amor
O teu branco me torna um real sonhador
Um hino ao meu pantanal
Destino que vai desaguar
Vale a pena preservar

Meu coração vai bater mais forte por que
A Inocentes chegou pra brilhar
Por esse amor que me faz viver
Um índio tupi… Eu sou Corumbá!