Corumbaense promove peneirada para reforçar categorias de base

Buscar novos talentos e reforçar as categorias de base do clube. Com esses objetivos, o Corumbaense Futebol Clube inicia na próxima terça-feira, 17 de janeiro, testes para novos jogadores entre 10 e 17 anos. A peneirada, como é conhecida no meio futebolístico, acontece no campo da Esplanada da Nob e será dividida em dois turnos.

Durante a manhã, a partir das 8 horas, se apresentam as crianças de 10 a 14 anos. A partir das 15 horas, a avaliação será voltada para os mais velhos. Edvaldo Arruda Hurtado, o Sabiá, será o responsável pela seleção dos mais jovens. Os times sub-16 e sub-18 serão montados por Cláudio Mineiro.

A peneira só termina no dia 21, quando serão definidos os meninos que integrarão os times do alvinegro pantaneiro. Os treinamentos começam já no dia 24, visando os campeonatos estaduais das categorias. As inscrições para a seletiva são gratuitas e devem ser feitas no próprio local.

"Optamos pelo processo mais simples e democrático possível. O jovem chega, joga com o pessoal da sua idade e, conforme se destacar, segue vindo nos outros dias", explicou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior.

A Funec é a responsável pela gestão das categorias de base do Carijó da Avenida desde 2009. No ano passado, o Corumbaense foi campeão estadual sub-14. No sub-18 a equipe venceu na primeira fase o Aquidauanense, que depois se sagrou campeão do torneio, mas não passou da segunda fase.

"Foram bons resultados e que serviram de estimulo para que os investimentos no setor continuem aumentado. Com esta seletiva, queremos dar oportunidade a todos os jovens da cidade que sonham em se tornar jogadores profissionais de futebol. Este pode ser o primeiro passo na formação de um bom atleta", continuou Miranda.

Desde que reiniciou suas atividades profissionais em 2005, o Corumbaense sempre aproveitou jogadores da cidade, os chamados "pratas da casa", em seu elenco. Esta valorização permitiu o surgimento de nomes de destaque no cenário estadual, como o meia atacante Juninho, que hoje atua no Caxias, time da primeira divisão do Rio Grande do Sul, e o atacante Tuia, que em 2012 vai defender o Rondonópolis na Copa do Brasil.