Centro Dom Bosco abre inscrições para cursos profissionalizantes

Serão abertas na segunda-feira (16) as inscrições para os cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, unidade mantida pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Missão Salesiana. A novidade para este ano é a abertura de cinco novos cursos, criando 200 novas vagas para atender o trabalhador corumbaense que, de imediato, terão 13 cursos à disposição: Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Marcenaria, Serigrafia, Manicure e Pedicure, Salgados, Libras, Secretariado, Cuidador de Idosos, Maquiagem e Técnicas de Atendimento ao Turista.

As inscrições poderão ser feitas na própria instituição localizada na Rua 13 de Junho, 2660, Bairro Dom Bosco, no período das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O prazo vai até o dia 08 de fevereiro. O responsável pelo setor de trabalho da Prefeitura, professor Dilson Antonio Morais da Fonseca, informou que está sendo seguida uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e do secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, de ampliar o leque de atuação do Centro de Qualificação, atendendo um número bem maior de pessoas.

"Em 2011, cerca de 600 alunos foram capacitados e, em um primeiro momento, estamos abrindo novos cursos para atendermos mais 200 pessoas. Assim, vamos poder qualificar cerca de 800 pessoas,a intenção em 2012 é atender um numero maior de pessoas, indo ao encontro da política implantada pelo prefeito Ruiter, que é de oportunizar às pessoas e oferecer melhor qualidade de vida a todos", observou.

Os cinco novos cursos abertos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, responsável pela instituição, são Cuidador de Idosos, Maquiagem, Técnicas Básicas de Recepção ao Turista, Marcenaria e Serigrafia, totalizando 200 vagas. Além disso, o Centro de Qualificação vai reforçar ainda mais os cursos abertos em 2011, no primeiro ano de atividade, com mais 575 vagas nos cursos de Libras (50), Informática Básica (100), Informática para a terceira idade (25), Panificação e Confeitaria (50), Panificação Caseira (50), Panificação Natalina (50), Salgados (50), Manicure e Pedicure (50), Corte e Costura (50), Secretariado (50) e Solda e Montagem (50 vagas).

Os cursos, conforme Dílson, estão mantidos nos três períodos, matutino, vespertino e noturno, o que permite atender um maior número de trabalhadores. Outra informação é que, em 2012, a instituição continuará desenvolvendo o projeto "Futuro Profissional", para levar a capacitação a vários locais como também o projeto "De Olho no Futuro", uma parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência do Trabalho, e participação importante de instituições como o Sebrae e Senac.