Centro de Qualificação registra 1,2 mil inscrições em três dias

Com mais de 1,2 pessoas inscritas em apenas três dias, o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco realiza tabulação das vagas dos cursos que estão sendo disponibilizados durante o ano, para saber quais deles ainda contam com vagas disponíveis. Foi o que informou na manhã desta quarta-feira (18), o responsável pelo setor de trabalho da Prefeitura, professor Dilson Antonio Morais da Fonseca, adiantando que na quinta e sexta-feira, as matrículas estarão suspensas para que seja feito este trabalho, reabrindo na segunda-feira (23).

"A procura superou todas as expectativas. Em apenas três dias, tivemos mais de 1.200 inscritos e isto nos obrigou a paralisar a matrícula por dois dias, para que possamos fazer tabulação e sabermos em quais os cursos ainda existem vagas. Em alguns, já há lista de espera", comentou. Dílson Fonseca observa que este número deverá aumentar até o final desta quarta-feira. "A procura está intensa. Por isso temos que paralisar as inscrições na quinta e sexta, para tabularmos as vagas", reforçou.

O Centro de Qualificação, para este ano, está oferecendo 13 cursos. De imediato, são 800 vagas, 200 a mais que em 2011, primeiro ano de funcionamento da instituição, a partir do estabelecimento de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Missão Salesiana. Hoje, a unidade profissionalizante é mantida pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. "São 800 vagas disponibilizadas em um primeiro momento. Vamos continuar fazendo as inscrições depois, mas para preenchimento de uma lista de espera, visando já outras etapas dos cursos", comentou Fonseca.

As inscrições foram abertas na segunda-feira e vão até 08 de fevereiro. Cinco novos cursos foram abertos este ano: Cuidador de Idosos, Maquiagem, Técnicas Básicas de Recepção ao Turista, Marcenaria e Serigrafia, totalizando 200 vagas. Além disso, o Centro de Qualificação está reforçando ainda mais os cursos abertos em 2011, no primeiro ano de atividade, nos cursos de Libras (50 vagas), Informática Básica (100), Informática para a terceira idade (25), Panificação e Confeitaria (50), Panificação Caseira (50), Panificação Natalina (50), Salgados (50), Manicure e Pedicure (50), Corte e Costura (50), Secretariado (50) e Solda e Montagem (50 vagas).