Campanha contra violência no carnaval prevê ações em toda cidade

A Prefeitura de Corumbá e parceiros vão realizar uma grande campanha de combate ao abuso e exploração de crianças, adolescentes, jovens e adultos, durante o carnaval. O assunto está sendo tratado direto pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania que, desde a última segunda-feira (23) tem mantido contatos com representantes de diversos segmentos, como também de outras pastas ligadas ao Poder Executivo, para traçar um cronograma de atuação que começa no dia 1º de fevereiro, data de abertura da festa.

A campanha tem como foco todas as camadas da população vulneráveis ao abuso e exploração, inclusive o trabalho infantil. Durante todo o período da festa, equipes da Prefeitura e parceiros vão estar desenvolvendo um trabalho na cidade, buscando conscientizar a população sobre os problemas causados pela violência e exploração, inclusive sexual, de crianças, adolescentes e mulheres. Estão previstas distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos como nas feiras livres, aeroporto, estação rodoviária, entrada da cidade e outros locais de grande concentração popular, como shows e no Jardim da Folia que será montado na Praça da Independência.

A gerente de Políticas Sociais da Secretaria, Adelma Galeano, comandou a primeira reunião com os parceiros, traçando uma estratégia que começa ser desenvolvida no dia 1º, no show de abertura do Carnaval, com Claudia Leitte, no Estádio Arthur Marinho. Segundo ela, será uma atuação firme para combater qualquer tipo de rede de abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além do trabalho infantil.

A ação será conjunta com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de referencia da Assistência Social (CRAS) e demais programas desenvolvidos pela Prefeitura, com apoio de parceiros como Conselhos de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Tutelar e dos Direitos da Mulher; Defensoria Pública; DAIJ; Fundação de Cultura e Turismo, e Promotoria Pública.