Ação em shopping marca lançamento do Carnaval de Corumbá

Ação publicitária realizada pela Prefeitura de Corumbá, na noite deste sábado (28), no Shopping Campo Grande, marcou o lançamento do maior carnaval do Centro-Oeste na capital. A ação reuniu músicos, passistas, dançarinos de frevo, pastorinhas e outros personagens típicos dos antigos carnavais e que até hoje fazem sucesso na folia corumbaense.

Sob olhares surpresos, um músico, sentado comumente na praça de alimentação, começou a festa tocando um cavaquinho. Esta foi a deixa para a apresentação dos sambistas da Banda do Roxo, que executaram o samba que se tornou jingle do carnaval corumbaense e que diz: "Eu quero sorrir, eu quero cantar, com a minha fantasia… no Carnaval de Corumbá".

Banda e passistas de Frevo entraram em cena para abrilhantar a ação, revelando a origem do carnaval de Corumbá. Na sequência, ao som de marchinhas, foliãs fantasiadas de pastorinhas ocuparam o espaço lembrando que a tradição dos antigos carnavais continua viva na alma festeira do corumbaense.

A ação terminou com muita festa ao som da Bateria da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) que tocou o samba Flor de Abacate, um dos mais cantados pelos foliões do carnaval pantaneiro.

Sem saber ao certo o que acontecia, as pessoas que estavam na praça de alimentação começaram a se levantar para ver mais de perto as apresentações, batendo palmas e sambando. Muitos compartilharam a experiência registrando o momento e postando vídeos e fotos nas redes sociais. O objetivo da ação foi divulgar e convidar os sul-mato-grossenses para visitar e prestigiar o melhor carnaval do Centro-Oeste brasileiro, que reúne quase 50 mil pessoas todos os anos na Passarela do Samba, em Corumbá.

Para a festa em Campo Grande, os organizadores prepararam uma programação repleta de muito samba, mesclado com as antigas marchinhas carnavalescas e o frevo, tradição nordestina que ganha força no Pantanal. A delegação era composta por mais de 50 pessoas, entre integrantes da Bateria da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco); sambistas da Banda do Roxo; músicos da Banda de Frevo; integrantes representando o Bloco de Frevos; Ala das Pastoras; Bloco dos Palhaços; o Rei Momo Douglas Vilalva de Oliveira, e a Rainha Aryadna Severino; o Mestre Sala Kléber Costa e a Porta Bandeira Kássia Costa.

Para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, a ação foi uma forma de mostrar um pouco da folia corumbaense e convidar não só a população campo-grandense, mas de todo o Estado para prestigiar. "O carnaval é um dos principais eventos da cultura corumbaense, revitaliza a cidade, gera empregos, fortalece o turismo". Para Ruiter, a ação mostrou de forma criativa e inovadora aquilo que Corumbá tem de mais especial: a sua cultura e seu povo.

O Carnaval de Corumbá

O Carnaval de Corumbá 2012, reconhecido como o melhor do Centro-Oeste em tamanho e alegria, inova nas atrações e na organização e traz Claudia Leitte e Grupo Revelação para animar a festa. A folia começa no dia 1º de fevereiro, véspera de feriado municipal, com grande apresentação da cantora bahiana Claudia Leitte e fecha com chave de ouro no dia 21 com show do Grupo Revelação. E não para por aí. Este ano, Corumbá estará na Marquês de Sapucaí tendo sua história contada no samba enredo Corumbá – Ópera Tupi-Guaikuru, da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, do Rio de Janeiro.

O Carnaval de Corumbá reúne milhares de foliões que brincam e assistem os desfiles das escolas de samba e blocos. Corumbá tem 10 escolas de samba, cada uma com uma média de 2 mil integrantes, além de blocos independentes e cordões. Este ano, três dos maiores blocos inovaram e montarão uma arena para a concentração dos foliões, mostrando que em Corumbá tem Carnaval para todos os gostos: para quem prefere assistir aos desfiles inspirados no carnaval carioca, para quem quer desfilar, para quem gosta de ficar concentrado nos blocos e também para aqueles que querem relembrar o carnaval dos tempos áureos.