Ruiter decreta arcebispo Dom Dimas hóspede de honra de Corumbá

Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, foi homenageado com título de hospede de honra de Corumbá. O decreto nº 999/2011, de 9 de dezembro, foi assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira durante a entrega do Oscar da Solidariedade, promovido pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST). "Esta é a primeira vez que Corumbá recebe Dom Dimas enquanto arcebispo da Capital. Em nome de toda a população queremos homenageá-lo neste momento, pois temos a certeza que o senhor ainda vai contribuir muito com todos aqui", destacou Ruiter.

Dom Dimas iniciou sua carreira religiosa como pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Mello, na Diocese de São José dos Campos. Atuou também como vigário paroquial das paróquias Sant´Ana, São José e da Catedral de São Dimas, na Diocese de São José dos Campos. Foi professor e diretor do Seminário Propedêutico, vice-reitor do Seminário de Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e, posteriormente, vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, todos da Diocese de São José dos Campos.

Foi professor do Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté. Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Diocese de São José dos Campos. De 2000 à 2003, a serviço da CNBB em Brasília, trabalhou como secretário no Instituto Nacional de Pastoral (INP) e secretário da Comissão Episcopal de Doutrina. Dom Dimas também atuou como membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em 2007.

Na 45ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida em 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB, para o período que concluiu-se em 2011. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. No dia 4 de maio de 2011 foi elevado a dignidade de arcebispo pelo Papa Bento XVI para a Arquidiocese de Campo Grande[2].

No dia 12 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, período a concluir-se em 2015. No mesmo mês, na cidade de Montevidéo, durante a 33ª Assembleia Ordinária do CELAM foi eleito o seu segundo Vice-Presidente, para o período a se concluir em 2015. Durante a entrega do Oscar da Solidariedade, Dom Dimas preferiu uma palestra com o tema Razão versos a Emoção.

Oscar

Os homenageados com o Oscar da Solidariedade 2012 foram: Oscar Bom Pastor (Área Pastoral/Religiosa): Padre Pasquale Forin; Oscar João Paulo II (Área Artística): Catarina Ramos da Silva; Oscar São Francisco de Assis (Área Ambiental e Ecológica): Luiz Donizethe Minzão; Oscar Paulo VI (Área Econômica e Administrativa): Ronan Xavier Machado; Oscar Madre Teresa (Área Social): Marjorie Gonçalves Marques; Oscar Dom Bosco (Área Educacional): Edima Ramos Minzão; Oscar São Lucas (Área da Saúde): Grace Kelly do Valle Bastos; Oscar Santo Ivo (Área Jurídica): juiz Roberto Ferreira Filho.