Prefeitura cede escolas da Reme para aulas da rede estadual

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai ceder as instalações das escolas municipais Clio Proença, José de Souza Damy e Extensões Rurais Paiolzinho e Albuquerque para a Secretaria do Estado de Educação usá-las nas aulas do Ensino Médio em 2012. A decisão foi tomada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com o objetivo de garantir o acesso de toda a população à educação básica e vai beneficiar estudantes de bairros da parte alta da cidade e zona rural.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, as salas serão emprestadas para que as aulas possam ser realizadas durante o período noturno nas escolas urbanas. As aulas do Ensino Médio na escola do assentamento Paiolzinho serão também no vespertino. "Com esta medida nós garantimos a continuidade dos estudos para alunos dos bairros próximos às duas escolas", observou. Hélio ressaltou ainda que segundo a Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB 9394/96) a responsabilidade pela oferta de Ensino Médio na rede pública de ensino é do Estado, mas o Município entende que é importante auxiliar o poder Executivo estadual.

Os estudantes de 1º ao 3º do Ensino Médio da parte alta e da zona rural poderão inclusive utilizar as melhorias feitas pelo Município nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A medida vai garantir acesso à educação para alunos dos seguintes bairros: Cristo Redentor, Guatós, Jardim dos Estados, Popular Velha, Nossa Senhora de Fátima, Distrito de Albuquerque, Paiolzinho, Taquaral, Jacadigo e Urucum. A escola José de Souza Damy será contemplada com quadra poliesportiva coberta garantida pelo Ministério da Educação (MEC) em maio deste ano. As unidades rurais que serão cedidas para a rede pública estadual já possuem os espaços para atividades físicas cobertas e construídas pela Prefeitura de Corumbá.