Parceiros, Exército e Prefeitura levam ação social a Albuquerque

Ação Cívico Social leva atendimento para moradores do distrito de Albuquerque, localizado a 60 quilômetros da área urbana de Corumbá. A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, por meio do 17º Batalhão de Fronteira e a Prefeitura de Corumbá prestaram serviços médicos, odontológicos, de vacinação contra raiva animal, serviço de recadastramento do programa Bolsa Família, além de diversas atividades de lazer e cultura. A iniciativa foi realizada no último sábado (03) nas instalações da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque.

Prefeitura e Exército se dividiram para levar vários serviços à população. O Município ficou responsável pelo escovódromo e a distribuição de escovas de dente, folhetos de orientação sobre DST/AIDS e preservativos, além de vacinação contra a raiva e teatro de combate à dengue todos a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. A quadra da escola de Albuquerque foi palco para a recreação com atividades elaboradas pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). Houve também recadastramento do Bolsa Família e atendimento ao Idoso por meio do Passe Livre organizado pelo Cras Rural, distribuição de lanches e oficina de confecção de artefatos natalinos e orientações para coleta de lixo pela Funterra.

O 17º Batalhão de Fronteira disponibilizou 70 militares para auxiliar na organização do evento. No local, o Exército levou atendimento médico com um pediatra e um clínico geral, além de um dentista. Uma exposição mostrava materiais de emprego militar para a população de Albuquerque. A banda do 17º BFRON também participou do evento com apresentações musicais. O Senac levou técnicos de enfermagem para participarem da ação que foi realizada durante toda a manhã de sábado.

Presente no evento, o general-de-brigada Carlos Sardinha explicou a escolha do distrito para receber a ação. "A gente procura sempre nas nossas ações mostrar não apenas o braço forte, mas também a mão amiga. Essa Ação Cívico Social é uma faceta dessa mão amiga", comentou. De acordo com o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o Município e Exército estão trabalho juntos em prol da população. "É uma parceria muito positiva e que permite a aproximação entre as Forças Armadas e a sociedade de modo geral", complementou.

O comandante do 17º BFRON, tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira, também ressaltou esta proximidade que segundo ele sempre busca proporcionar a melhor qualidade de vida dos moradores da região. "O Exército e a Prefeitura tem um laço de amizade muito forte e isso se retrata nas atividades integradas. Com essa sinergia, quem ganha na verdade é a sociedade corumbaense", opinou. A ação faz parte das atividades desenvolvidas durante a Operação Ágata 3, que está sendo realizada na faixa de fronteira oeste com o objetivo de reduzir a incidência dos crimes transnacionais e ambientais, as ações do crime organizado.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) também prestigiou a iniciativa social em Albuquerque. O chefe do Executivo corumbaense agradeceu o Exército Brasileiro pela parceria e realização do evento, que segundo ele, é de suma importância para a população do distrito. "Fica aqui registrado o nosso agradecimento ao general-de-brigada Carlos Sardinha e tenente-coronel Marcelo Dutra por mais este apoio, justamente para esta população que mais necessita desse apoio, pois está em uma região longínqua da parte urbana e precisa cada vez mais da integração de todas as esferas do poder", disse.