Nota de esclarecimento sobre o recesso nas unidades de saúde

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece a população que, por meio do Decreto nº 1002/2011, publicado na imprensa local no dia 21 de dezembro de 2011, instituiu o recesso Natalino e de Ano Novo para a Administração Municipal, em sistema de revezamento. A medida resultou em uma determinação aos coordenadores de Atenção Básica, Alta e Média Complexidade, Saúde Bucal, Planejamento e Vigilância em Saúde para que as unidades de saúde se organizassem para dividir suas equipes, de maneira a não prejudicar o atendimento.

Portanto, no período de recesso, as unidades de saúde da família estão atendendo com um profissional de enfermagem de nível superior ou com profissional de medicina. Assim, o paciente é atendido quando há médico na unidade e, no caso de recesso deste profissional, é feita a triagem pelo profissional de enfermagem para encaminhá-lo ao setor competente para o atendimento imediato.

Quanto ao aumento do número de atendimentos no Pronto Socorro Municipal, o fato se deve às características sazonais das festas de final de ano, devido principalmente aos excessos de consumo de comida e bebidas alcoólicas. Portanto, o que ocasionou um aumento nos atendimentos diz respeito ao período do ano e não tem qualquer relação com o recesso das demais unidades da rede municipal de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, no dia 24 de dezembro, foram atendidas 275 pessoas no Pronto Socorro, sendo que no dia 25 houve 178 atendimentos e no dia 26 foram 222 atendimentos, totalizando 675 atendimentos. Cabe ressaltar que também há casos de afastamento de servidores por motivo de doença, e que eventuais casos de desobediência ao Decreto nº 1002/2011 (descumprimento da escala de revezamento) estão sendo apurados por meio de processos administrativos instaurados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Corumbá