No Dia do Marinheiro, Ruiter reitera parceria com Forças Armadas

"A Marinha, assim como o Exército, é grande parceira da Administração Municipal. É por isso que celebrar a data de hoje é fortalecer os laços de amizade e companheirismo com essa que é uma das maiores instituições do nosso País", afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) nesta terça-feira (13), durante a solenidade que comemorou o Dia do Marinheiro. A cerimônia foi realizada na frente do Pórtico do 6º Distrito Naval, em Ladário, e contou com a presença de várias autoridades civis, militares e estudantes da Rede Municipal do município vizinho.

Na oportunidade, o prefeito de Corumbá ainda destacou a presença das Forças Armadas na região e reafirmou a continuidade das ações sociais realizadas de forma conjunta com o Poder Público. "Aqui a Marinha não cumpre apenas sua função institucional de salvaguardar nossas fronteiras, mas também atua de forma ativa junto a nossa população", disse Ruiter, citando como o exemplo o trabalho realizado no combate a dengue e no atendimento à população ribeirinha do Pantanal.

Durante a solenidade, o subsecretário de Relações Institucionais do Município, Lamartine de Figueiredo Costa, foi homenageado com a medalha "Mérito Tamandaré", destinada às autoridades que prestaram relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. "É muito gratificante receber esta comenda. Passa a sensação de que estou cumprindo meu dever enquanto civil e cidadão. É muito agradável e ficamos muito satisfeitos com esta premiação", comentou.

Lamartine também reiterou o bom relacionamento entre a Marinha e o Executivo Municipal. "Considero que uma das razões pelas quais recebi esta homenagem é participar da equipe da Prefeitura de Corumbá. E vemos aqui também o prefeito José Antônio (de Ladário), que junto com o prefeito Ruiter buscam estreitar ainda mais os laços de amizade que existem entre o militar e o civil. A participação desses dois homens públicos no relacionamento com as Forças Armadas passa para a comunidade de que é possível vivermos em constante entendimento e dialogo".

A solenidade do Dia do Marinheiro encerra um extenso cronograma festivo plenajeado pela Marinha. "Nessa semana de atividade fizemos alguns eventos, onde poderia destacar o acendimento das luzes do Pórtico com uma queima de fogos, realizada no último domingo, onde nós procuramos mostrar à população de Ladário e Corumbá a presença da Marinha aqui na região. Para nós é um prazer muito grande externar nossa amizade, mais do que secular, a esta população", afirmou o contra-almirante Marcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval.

O dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro, marca o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Herói Nacional e Patrono da Marinha do Brasil. Durante a cerimônia desta terça-feira foi realizada a entrega de prêmios aos vencedores da Operação Cisne Branco, um concurso de redação que contou com a participação de alunos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da área de jurisdição do 6º Distrito Naval.

Neste ano, foram condecorados com a medalha "Mérito Tamandaré" diversas personalidades, dentre elas, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); o general-de-brigada Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria; o secretário de Saúde de Ladário, Cleber Colleone; o diretor do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Wilson Ferreira de Mello.