Garrafas pet são transformadas em decoração natalina no centro

Lustres, globos e um anjo de 3,7 metros de altura fazem parte da decoração de Natal que a Prefeitura de Corumbá está instalando no centro comercial da cidade. O detalhe é que todo o material está sendo confeccionado à base de garrafas pet. Para se ter uma ideia, para confeccionar um lustre, são necessárias 114 garrafas pets (refrigerante de dois litros). Já para um globo, são utilizados 145 fundos de garrafas. Toda a estrutura deve estar concluída antes do final de semana. No sábado, acontece a abertura do Jardim de Natal, na Praça da Independência e a decoração de rua será inaugurada simultaneamente.

A utilização de garrafas pet na decoração natalina em Corumbá, faz parte de um projeto da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, por meio da Superintendência de Cultura. Foi iniciado na administração da ex-presidente Heloisa Helena da Costa Urt e está tendo sequência agora com o presidente Rodolfo Assef Vieira. O responsável pelo trabalho, totalmente artesanal, é o superintendente de Cultura, José Antônio Garcia (Tanabi).

"É um projeto que iniciamos agora e que vai crescendo gradativamente. Este ano estamos instalando 30 lustres na Frei Mariano, além dos globos e da figura de um anjo na Frei Mariano com a Avenida. É muito difícil conseguir material suficiente para decorarmos todo o centro. Como se trata de algo que podemos reutilizar no futuro, vamos dar continuidade ao projeto e, no próximo ano, decorar outras ruas da cidade", disse Tanabi, lembrando que a Fundação está utilizando inclusive material que fez parte da decoração do Jardim da Primavera, implantado na praça, durante o aniversário de Corumbá.

O superintendente informou ainda que todo o material está sendo confeccionado artesanalmente por uma equipe de cerca de 20 pessoas. "Temos seis ajudantes fixos e mais voluntários. Graças ao empenho de todos eles, estamos conseguindo concluir esta etapa do projeto", disse Tanabi, destacando que já foram utilizadas mais de oito mil garrafas pets até o momento. "E estamos aceitando mais doações, principalmente de refrigerante de dois litros", acentuou. Conforme ele, a figura do anjo na Avenida com a Frei Mariano, será revestida com fundo de garrafa.