Em ritmo intenso de trabalho, Prefeitura prepara decoração natalina

A Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá está trabalhando incansavelmente nos últimos dias. O motivo: a preparação para a decoração natalina da cidade que, pelo segundo ano consecutivo, vai contar com um toque todo especial no Jardim da Independência, que se transformará em Jardim do Natal. A Prefeitura prepara uma extensa programação cultural que deve começar no dia 17 de dezembro, a partir das 20 horas. O Auto de Natal, já tradicional na cidade, está previsto para o dia 21.

Cerca de 20 pessoas estão trabalhando diariamente na confecção dos elementos decorativos. Garrafas pet são usadas para fazer os enfeites na mesma técnica utilizada para confeccionar as flores do Jardim das 233 Primaveras, que coloriu o Jardim da Independência durante o mês de setembro nas comemorações do aniversário da cidade. "Quem quiser pode doar garrafas pet de cor verde ou branca para nos ajudar a fazer a decoração natalina deste ano", disse o superintendente de Turismo, José Antonio Garcia (Tanabi) que estima utilizar 8.170 exemplares do material plástico.

As doações podem ser feitas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) em horário comercial. O prédio onde funciona a Superintendência de Cultura está localizado na rua Praça da República, 119. O telefone para contato é 3231-5757. "Precisamos arrecadar mais matéria-prima para que a cidade possa receber o espírito natalino que a decoração proporciona", complementou Tanabi. Além da praça, a decoração natalina vai enfeitar também a rua Frei Mariano, principal área do comércio em Corumbá auxiliando o estímulo para as compras.

De acordo com a programação montada pela Prefeitura de Corumbá, o Jardim do Natal vai abrigar durante os dias 17 e 30 de dezembro, com exceção do dia 24, várias atrações musicais. No local, haverá também o Coreto do Papai Noel, Casario Histórico do Noel, Praça de Alimentação e Passeio de canoa no lago. Um espaço será destinado para receber a Exposição de Presépios. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até esta sexta-feira (09) no ILA. No ato da inscrição, os participantes receberão uma cópia do regulamento, onde terão conhecimento dos detalhes do concurso, inclusive tipos de produtos que poderão ser utilizados para a confecção do presépio.

Para o fim do ano a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, a qual passa a ser comandada interinamente pelo superintendente de Turismo, Rodolfo Assef Vieira por conta do falecimento de Heloísa Urt, prepara uma programação especial. As manifestações religiosas do dia 30 de dezembro estão asseguradas, quando acontece missa na Igreja Nossa Senhora da Candelária e logo em seguida a tradicional lavagem das escadarias do templo religioso pelos pais de santo dos terreiros de candomblé. Para o dia 31, está prevista a benção do bispo de Corumbá, Dom Martinez no Morro São Felipe.