Cerimônia em Ladário marca celebrações do Dia do Marinheiro

O Comando do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil realiza nesta terça-feira (13), cerimônia militar comemorativa ao Dia do Marinheiro. O ato está marcado para às 9 horas, em frente ao Pórtico da instituição militar, em Ladário. A data marca o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Herói Nacional e Patrono da Marinha do Brasil. Durante a cerimônia está programada entrega de prêmios aos vencedores da Operação Cisne Branco, além de homenagens a autoridades que tenham prestado relevantes serviços com a outorga da Medalha Mérito Tamandaré.

A "Operação Cisne Branco" é um concurso de redação que conta com a participação de alunos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da área de jurisdição do 6º Distrito Naval, interessados nos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar. Já Medalha "Mérito Tamandaré" destina-se a homenagear as autoridades que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. Neste Ano, serão condecorados com a Medalha "Mérito Tamandaré" diversas personalidades, dentre elas, os governadores dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As comemorações foram iniciadas na semana passada em Corumbá e Ladário. Somente no domingo, a cidade ladarense foi paco da atividade denominada de "Portões Abertos" que aconteceu durante o período das 8h30 às 16 horas. Foi uma oportunidade para a população conhecer o interior do Complexo Naval de Ladário, os Navios da Flotilha de Mato Grosso, os helicópteros do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e a Sala de Memória, além de uma exposição de material, fornecimento de informações de como ingressar na Marinha além de espaço para brincadeiras para as crianças.

Na sequência, no Porto Geral de Corumbá, às 17 horas, aconteceu uma demonstração de pperação de guerra no Pantanal. Já À noite, às 19 horas, em frente ao, a população teve oportunidade de receber a cerimônia da "Troca da Guarda", seguido do tradicional concerto de Santa Cecília, com a Banda Municipal de Música Manoel Florêncio, de Corumbá. No encerramento, a inauguração da iluminação de Natal e um show pirotécnico. Todas as atividades foram comandadas pelo contra almirante Marcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval, com as presenças dos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira (Corumbá) e José Antônio Assad e Faria (Ladário); general-de-brigada, Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria, além de outras autoridades.