Centro profissionalizante prevê a oferta de novos cursos em 2012

Mais 200 vagas para novos cursos profissionalizantes serão abertas a partir de 2012 no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (20) durante a solenidade de entrega dos primeiros formandos da instituição que busca proporcionar a chance para jovens e adultos de conquistar uma vaga no mercado de Trabalho. As novas capacitações oferecidas serão para Cuidador de Idosos, Maquiagem, Técnicas Básicas de Recepção de Hotel, Marcenaria e Serigrafia.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 16 de janeiro e encerram no dia 08 de fevereiro. A unidade também prevê 575 vagas divididas nos seguintes cursos: de Libras (50 vagas), Informática Básica (100 vagas); Informática para a terceira idade (25); Panificação e Confeitaria (50); Panificação Caseira (50); Panificação Natalina (50); Salgados (50); Manicure e Pedicure (50); Corte e Costura (50); Secretariado (50) e Solda e Montagem (50). O centro está localizado na rua 13 de Junho, 2660 – Bairro Dom Bosco, telefone: 3231 7430.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Durante 2011, cursos foram ofertados para a Apae, projetos Habilitar e Caps Ad. A intenção é que no próximo ano os deficientes físicos possam participar dos cursos. "Estamos planejando a criação de um banco de dados, para que possamos encaminhar os formandos para as empresas e dar prosseguimento com a inserção de pessoas para o mercado de trabalho", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Cavassa.

O Centro de Qualificação passou ser administrado pela Prefeitura após o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), ter assinado convênio com a Missão Salesiana. O ato aconteceu em abril deste ano e deste então a instituição passou a atender um número maior de alunos. A expectativa é qualificar profissionais para suprir uma grande lacuna na cidade, que é justamente a capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho.