Centro de Qualificação Dom Bosco abrirá novos cursos em 2012

Depois de formar cerca de 600 jovens e adultos em nove meses de atividades, o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco vai abrir mais 200 vagas e implantar novos cursos profissionalizantes a partir de 2012. Foi o que anunciou na semana passada, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, durante solenidade de formatura da primeira turma da instituição, administrada agora pela Prefeitura de Corumbá que formalizou uma parceria com a Missão Salesiana.

A parceria foi estabelecida justamente para permitir ao jovem e adulto, maiores condições de capacitação, visando inserção no mercado de trabalho. Para 2012, o Centro de Qualificação vai abrir pelo menos cinco novos cursos: Cuidador de Idosos, Maquiagem, Técnicas Básicas de Recepção de Hotel, Marcenaria e Serigrafia. As inscrições poderão ser feitas no período de 16 de janeiro a 08 de fevereiro.

Além disso, o Centro de Qualificação vai reforçar ainda mais os cursos abertos em 2011, no primeiro ano de atividade da instituição, hoje administrada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Serão 575 vagas nos cursos de Libras (50), Informática Básica (100); Informática para a terceira idade (25); Panificação e Confeitaria (50); Panificação Caseira (50); Panificação Natalina (50); Salgados (50); Manicure e Pedicure (50); Corte e Costura (50); Secretariado (50) e Solda e Montagem (50 vagas).

Neste novo formato, o Centro de Qualificação, em 2011, abriu as portas para instituições diversas da cidade, oferecendo cursos para pessoas atendidas pela Apae e pelos projetos Habilitar e Caps Ad. A intenção é que no próximo ano os deficientes físicos possam participar dos cursos. "Estamos planejando a criação de um banco de dados, para que possamos encaminhar os formandos para as empresas e dar prosseguimento com a inserção de pessoas para o mercado de trabalho", observou Haroldo.