Buscando melhorar serviços, Ruiter altera a estrutura da Saúde

"Por melhores que possam ser os serviços que prestamos à população na área de saúde, nunca podemos acreditar que não há o que melhorar, que não há mais o possa ser feito ou o que mudar". Foi o que afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), na noite de quinta-feira (1º), ao explicar as alterações administrativas promovidas por ele na Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, por meio do Decreto nº 994, de 1º de dezembro de 2011. Na avaliação dele, esta é a área mais dinâmica e imprevisível da administração pública, que trata diretamente da vida das pessoas e que, por isso, demanda aprimoramento constante.

A principal mudança na estrutura da pasta foi a criação da Subsecretaria Municipal de Saúde, com a nomeação de Maria Antonieta Silva Sabatel, então diretora-presidente da Escola de Governo, para o cargo. Vinculado diretamente à Secretaria de Saúde, o órgão terá como funções primordiais a assistência ao secretário municipal em suas atribuições operacionais, administrativas, orçamentárias e financeiras, além do acompanhamento e coordenação do desempenho dos dirigentes intermediários na realização das atividades de competência das unidades organizacionais que gerenciam.

Também será papel da subsecretaria participar da formulação da política municipal de saúde e da execução dos programas, projetos e ações estabelecidos, bem como coordenar e orientar a execução das atividades das unidades organizacionais de gestão administrativa e financeira da secretaria. Antonieta terá ainda a missão de articular o apoio dos demais órgãos e entidades municipais à área de saúde, visando à integração das ações da secretaria com as demais políticas sociais públicas da Prefeitura. Além disso, caberá à subsecretária substituir o titular da pasta em suas ausências ou impedimentos eventuais.

Ao assumir o posto, Antonieta enfatizou que o desafio é imenso devido à complexidade da gestão em saúde, mas que fará o melhor para ajudar o Município a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, principalmente na atenção básica. Para isso, ela diz contar com anos de experiência em diversos cargos de gestão pública. Conforme Ruiter, a missão da nova subsecretária será cuidar principalmente das pequenas questões como, por exemplo, compras de medicamentos e funcionamento das unidades de saúde, dando mais condições ao secretário de se empenhar na busca dos grandes investimentos para a média e alta complexidade.

Além da criação da subsecretaria, outra alteração promovida pelo prefeito diz respeito à Coordenadoria-Geral de Atenção em Saúde, na qual o médico Eduardo Lasmar Pacheco substitui o médico Emerson Ferreira Moreira, por meio do Decreto ‘P' nº 360/2011. "Sempre que necessário, buscamos fazer rearranjos para atender o que a população está sinalizando que estamos errando, que há distorções a serem corrigidas. Portanto, temos observado que a parte administrativa da saúde ainda não está como temos capacidade de fazer e, por isso, efetuamos essas alterações na estrutura da secretaria", finalizou.