Ação Povo das Águas realizou 1.448 atendimentos médicos em 2011

Nas nove edições do Programa Social Povo das Águas realizadas em 2011, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde efetuaram 1.448 atendimentos médicos junto à população ribeirinha da cidade. A maior demanda foi registrada no Taquari, onde 883 ribeirinhos foram beneficiados pela ação da Prefeitura de Corumbá. Na parte alta do Pantanal foram atendidas mais 300 pessoas, enquanto na parte baixa mais 265. Já os procedimentos de enfermagem totalizaram 1.721. Os atendimentos odontológicos somaram 511, com a distribuição de 2.160 kits com escovas e pasta dental.

Os Agentes de Saúde da Família fizeram o acompanhamento de 317 crianças de 0 a 5 anos de idade. A grande maioria apresentou bom desenvolvimento, com peso e altura dentro dos padrões para a faixa etária. Ainda durante o Povo das Águas foram distribuídas 1.965 doses de vacinas diversas para crianças, adultos e idosos. A Prefeitura também disponibilizou diferentes serviços de prevenção. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) aplicou questionário com 97 profissionais da pesca, do turismo e pequenos agricultores.

O Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) entrevistou 110 ribeirinhos. Já a equipe de Educação em Saúde trabalhou junto a 34 famílias ao longo das nove edições do Programa Social. Além da Secretaria de Saúde, o Povo das Águas contou com a participação da Secretaria de Assistência e Cidadania, Secretaria de Educação, Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Defesa Civil e Conselho Tutelar. A coordenação é da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

O Programa Social alcançou 615 famílias ribeirinhas somente neste ano, quando foram totalizados 6.219 atendimentos sócio-educacionais. Nestas nove ações do programa, o Município distribuiu 1.875 cestas básicas; 8.444 colchas; 332 kits bebês; 1.132 kits verduras, além de roupas, agasalhos e redes. A Receita Federal, que doou as colchas, e a Amrinha do Brasil, que cedeu os médicos, são parceiros da Prefeitura na ação.

Neste ano foram beneficiados os moradores do Corixão, Cedrinho, Porto Santa Ana, Porto Sagrado, Porto Figueira, Porto Sairu, todas no Taquari; Rio São Lourenço, Barra do São Lourenço; Paraguai Mirim; Baia Vermelha, Ilha Verde, Porto Chané, Amolar, Castelo, Capim Gordura, Domingos Ramos, Tuiuiú, Piuval, na parte alta; e da Volta Grande, Boca do Paraguai Mirim, Formigueiro, Porto da Manga, Forte Coimbra, Porto Esperança e Porro Morrinho, na região baixa.