Terceira etapa do “Aprender a Crescer” será sábado em Corumbá

O Sebrae em parceria com a Prefeitura de Corumbá, realiza sábado (05) a terceira edição do evento "Aprender para Crescer" na cidade. Será na Unidade Eubéa Senna de Almeida da UFMS/Campus Pantanal das 8 às 17 horas. Com palestras simultâneas, o evento leva mais de 20 temas sobre mercado e empreendedorismo com vistas a elevar a competitividade de profissionais e de proprietários de micro e pequenas empresas.

A expectativa, segundo o gerente do Sebrae Regional Pantanal, Wellington Vidaurre, é que mais de 1.200 pessoas participem das capacitações. "Contamos com a parceria de várias entidades para oferecer maior diversidade de temas visando enriquecer com conhecimentos tanto no âmbito pessoal como profissionalmente", explica.

Uma novidade neste ano será a caravana organizada pelo Sebrae que vai levar para o evento empresários da Bolívia, das cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. "Dois ônibus vão buscar os bolivianos para participarem das palestras e também levá-los sem nenhum custo", afirma Vidaurre. A ação integra as atividades do projeto MS Sem Fronteiras de desenvolvimento da faixa fronteiriça do Estado com a Bolívia e o Paraguai a partir do estímulo ao empreendedorismo.

Programação

Oficinas práticas orientam para o desenvolvimento de habilidades importantes para quem quer se destacar no mercado. Os temas abordam o comportamento pessoal, com dicas para obter sucesso em entrevista de emprego, excelência no atendimento ao cliente e planejamento financeiro. Com foco na vocação da região de Corumbá, haverá capacitação sobre o potencial da atividade turística religiosa, os aspectos históricos e culturais da cidade como diferencial para incrementar os negócios de fronteira Brasil-Bolívia.

Com duração de 50 minutos cada, as palestras estarão distribuídas nas 12 salas do novo campus da UFMS, além da oficina prática de Fibras de Camalote que acontece no hall da universidade. Na ocasião, os participantes vão aprender a fazer vários tipos de trançados, como redes, bolsas e sextos. As pessoas podem se inscrever em até seis palestras, três de manhã e três a tarde.

Uma das primeiras capacitações será "A arte da negociação", que leva aos participantes a refletirem sobre a importância se negociar e as técnicas necessárias. Outro tema abordado será o "Idiomas e empregabilidade", que oferece caminhos para esclarecer dúvidas sobre os idiomas mais exigidos no mercado de trabalho. Conceitos básicos sobre inteligência emocional também estará entre os assuntos trabalhados, além de dicas para quem vai a uma entrevista de emprego.

Às 19 horas acontece no auditório Salomão Baruki a palestra de David Camelô, um dos maiores palestrantes na área de marketing e vendas do Brasil, que irá explicar como criar diferenciais para fugir do lugar-comum e manter clientes com boa publicidade utilizando-se com eficácia o conhecido marketing boca-a-boca.

No local, haverá um posto de atendimento individual a pessoas interessadas em orientações sobre abertura de empresa e formalização como Empreendedor Individual.

Parceiros

São parceiros nesta realização a Prefeitura Municipal de Corumbá (Secretaria de Educação, Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal – Superintendência de Turismo); UFMS/Campus Pantanal; Senac; Gati Gestão de Pessoas; Prefeitura Municipal de Ladário/Secretaria de Assistência Social; profissionais liberais; Instituto Homem Pantaneiro e Cooperativa Vila Cultural.

Serviço

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pela Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800-570-0800 ou pessoalmente no Sebrae Regional Pantanal, situado à Avenida Barão do Rio Branco, 1180 – Bairro Universitário. As vagas são limitadas.