Saúde realiza vacinação contra raiva animal no dia 10 de dezembro

Marcada para o dia 10 de dezembro, um sábado, a campanha de vacinação contra a raiva animal em Corumbá. A confirmação foi feita nesta terça-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, que vai disponibilizar um total de 28 postos localizados em pontos estratégicos da cidade, no período das 8 às 17 horas. A meta é imunizar um total de 25 mil cães e quatro mil gatos contra a raiva, para manter a cidade sem casos da doença, que não ocorre desde julho de 2008.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, a imunização será realizada por uma equipe de 130 servidores e está sendo organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). "Os postos serão definidos ainda esta semana. Estamos encaminhando ofícios para os setores responsáveis pelos locais, para acertamos todos os detalhes da campanha", disse.

Apesar do dia D estar marcado para 10 de dezembro, o CCZ já iniciou a vacinação de cães e gatos em sua sede, no Bairro Guató. Quem desejar se antecipar, basta levar o animal (cão ou gato) até o Centro de Zoonoses que está disponibilizando uma equipe para atender a comunidade durante o horário normal de expediente.

Bolívia

Além de definir uma estratégia de ação para vacinar cerca de 29 mil animais, a Prefeitura já está em entendimentos com as autoridades do setor de saúde da Bolívia, para levar a vacina às cidades vizinhas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. "Tivemos uma reunião na manhã de hoje, na Bolívia, e eles ficaram de definir uma data para realizarmos a vacinação lá também. É um trabalho importante para evitarmos circulação do vírus na região", disse Viviane.