Saúde faz ação para sensibilizar população na luta contra dengue

No Dia D de combate à dengue, a Prefeitura de Corumbá realiza uma série de atividades educativas na cidade, como forma de sensibilizar a população no sentido de que ela seja mais uma parceira nas ações contra a doença. O trabalho será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio de parceiros como a Agencia Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Agência de Vigilância em Saúde e Supermercado Panoff.

A estratégia, conforme a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, será desenvolver um trabalho de divulgação, sensibilização e conscientização da população para uma participação mais efetiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Cinco postos serão montados em regiões de maior incidência do vetor da dengue, conforme os constantes levantamentos de infestação predial do mosquito. "Vamos realizar panfletagem nestes locais que contarão com faixas e cartazes, além de informar que o morador ou mesmo o motorista que passar pelo local, também são responsáveis e tem precisam fazer sua parte na prevenção".

Além disso, serão montados pedágios na esquina das ruas Porto Carrero com a Albuquerque, no Bairro Maria Leite, que apresentou índice de infestação predial de 4,71%; na rotatória da Nova Corumbá, atendendo o Guatós e demais bairros da parte alta (na região a incidência é de 2,27%), e na esquina da Major Gama com Dom Pedro II, no Cristo Redentor, que apresentou 2,84% no último LIRAa.

Serão montadas também barreiras sanitárias e entomológica no Lampião Aceso, com uma equipe formada por um fiscal da Anvisa e dois Agentes de Endemias, para abordagens com vistoria e ho educativo com divulgação, sensibilização e conscientização sobre o índice de infestação predial do Aedes aegypti em Corumbá. O alvo serão os ônibus nacionais e internacionais, caminhões e carros de passeios, além da orientação aos demais funcionários do Posto Fiscal.

Um estande educativo, com pedágio, será montado na esquina da Dom Aquino com a Luiz Feitosa Rodrigues, no Supermercado Panoff, direcionado a moradores do Dom Bosco, Aeroporto e localidades vizinhas. Os trabalhos começam às 07h30 e prosseguem até às 19 horas. Viviane esclarece que, além disso, os trabalhos de rotina, como borrifação e demais programas, prosseguem normalmente na cidade.