Prefeitura amplia horário para coleta de exames em três unidades

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de atendimento em três unidades de saúde para realizar a coleta de Exame Citopatológico e Exame Clínico da Mama (Projeto Toque de Vida). Os locais são o Centro de Saúde da Mulher, no centro, e as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Paulo Maissato, no bairro Nova Corumbá, e Fernando Moutinho, no bairro Cristo Redentor. A partir desta quinta-feira (24), as três passam a atender também das 18h às 21 horas durante a semana e, nos fins de semana, as unidades Paulo Maissato e Fernando Moutinho atendem das 8h30 às 10h30.

De acordo com a enfermeira Dilene Ebeling Vendramini Duran, responsável pelo setor de Média e Alta Complexidade da Prefeitura, a ampliação do horário deve-se às dificuldades verificadas para que as mulheres procurem as unidades de saúde em horário comercial. "Acreditamos que assim conseguiremos atender a mulher que trabalha durante o dia, ou que possui compromisso com os filhos e que, com a chegada do esposo ou outro responsável em casa, ela poderá então ter um tempo para cuidar de si", explicou.

Ainda conforme a enfermeira, atualmente o câncer de colo de útero representa a segunda maior incidência de câncer em mulheres no mundo, sendo o câncer de mama o responsável pelo maior número de casos. Corumbá segue essa tendência, sendo que a média do coeficiente de mortalidade por neoplasia maligna da mama, entre os anos de 2002 a 2005, foi de 13,3/100 mil mulheres, enquanto que o coeficiente de mortalidade por neoplasia maligna de colo do útero foi de 5,1/100 mil mulheres no mesmo período.

Neste sentido, Dilene lembra que, em torno de três dias antes do exame, a mulher não deve: ter relação sexual; usar qualquer medicamento aplicado dentro da vagina; usar lubrificação vaginal; usar sprays ou desodorantes femininos na região da vagina; ou realizar o teste de Papanicolau se estiver menstruando, pois isso tornará difícil encontrar células anormais.