Mostra da Agricultura acontece sexta-feira na escola Monte Azul

Será realizada nesta sexta-feira (18) a 5ª Mostra da Agricultura Familiar e 3ª Feira de sementes e mudas na escola municipal rural Monte Azul, no assentamento Taquaral. Uma oportunidade para que alunos e moradores da região possam mostrar os trabalhos realizados na horta da unidade escolar. O evento desta semana começa a partir das 8 horas da manhã e se estende até as 15 horas. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Corumbá, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal.

Durante todo o ano, cerca de 300 alunos trabalham no cultivo de frutas, legumes e hortaliças na escola Monte Azul. O processo de plantação é sustentável e visa estimular nos jovens dos assentamentos rurais a vontade de trabalhar com a terra. "Os estudantes participam de todo o processo, desde a semente até a colheita. Depois da implantação do projeto temos mais de 70% dos nossos alunos com hortas em casa", observou o professor Jairto Saraiva Moreira. A iniciativa existe desde 2005, mas ganhou força a partir de 2009 com a aquisição de sementes e o apoio de instituições, como foi o caso da Embrapa Pantanal.

O trabalho é feito em grupo para que todos participem do processo. Primeiro, tem a compostagem (técnica usada para a decomposição de materiais orgânicos) em seguida, o material é colocado no minhocário onde servirá de alimento para as minhocas. A terra de uma reserva natural localizada próximo a escola se mistura ao húmus das minhocas para serem usadas no plantio. Depois de plantadas as sementes, os alunos se revezam e todos os dias as mudas recebem fartas doses de água para garantir o bom crescimento.

Além de colher os frutos das hortas, os alunos também aprendem a retirar as sementes de cada muda, e levam exemplares para a casa, onde começam as suas próprias criações. A pequena Amanda Santos Marques, da 4ª série, já tem a sua horta. "Eu gosto de plantar e de ajudar a minha vó a vender frutas e legumes na feira", disse. Mostrando bastante intimidade no assunto, Fabrício de Moura Leal, da 5ª série, explica direitinho todo o processo de plantio. "Temos a composteira, onde depositamos os materiais orgânicos, em seguida o minhocário, onde é formado o humus e depois a horta, que precisa ser regada todos os dias para garantir que a planta cresça", explicou. Entre os produtos cultivados pelos estudantes estão: rúcula, couve, alface, rabanete, coentro, repolho, salsa, pimentão, beterraba, cenoura, melancia, mandioca, entre outras.

Tudo o que é plantado vai para a merenda da escola ou é comercializado todas as sextas-feiras em uma feira realizada no Monte Azul. "É uma forma de os alunos perderem a vergonha de trabalhar. Durante as feiras, eles aprendem noções de dinheiro, troco, a negociar. No começo eles ficavam um pouco receosos, mas agora já tiram de letra", complementou o professor. A Mostra Agricultura Familiar é um complemento dos trabalhos já realizados na escola. A Feira de Sementes e Mudas é um momento em que cada família poderá expor e trocar sementes e mudas com outros agricultores.

Mostra

O evento desta sexta-feira começa a partir das 8 horas com apresentações culturais. Logo em seguida, haverá uma palestra sobre "Certificação Participativa de Produtos Orgânicos", proferida por Olácio Komori (Produtor Orgânico e diretor da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul – APOMS). A partir das 9h15, tem dia de campo sobre "Alternativas Agroecológicas para Produção de Alimentos". Além disso, o dia de campo vai tratar sobre "Apicultura como alternativa de geração de renda", "Passos na Transição Agroecológica", "A cana de açúcar na pecuária de leite", "Saneamento Rural – opções sustentáveis", "Avaliação dos projetos de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar" e "Produção e Conservação de Sementes e Mudas".

Durante todo o período a equipe técnica e Professores da Secretaria Municipal de
Educação estarão desenvolvendo atividades pedagógicas com enfoque nos princípios da
agroecologia com os alunos. Após o almoço, haverá a visitação da mostra de produtos da agricultura familiar e feira de sementes e mudas.