Jornada MS Sem Fronteiras abre inscrições de rodada de negócios

Acontece em Corumbá no dia 29 de novembro, o II Encontro Internacional de Negócios, promovido pelo Sebrae, como parte da Jornada MS Sem Fronteiras. O evento, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, será no Centro de Convenções e visa promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, como forma de promover a abertura de novas possibilidades na região fronteiriça, o fechamento de futuros contratos e novas parcerias.

As inscrições estão abertas para micro e pequenas empresas interessadas em participar das negociações. A técnica do Sebrae, Luana Nakasone, explica que a entidade vai oferecer uma preparação prévia aos participantes. "Técnicas de negociação, apresentação de produtos, como fazer um catálogo e formação de preço do produto ou do serviço estão entre os temas que serão abordados com intuito de auxiliar os empresários que irão participar da rodada", detalha.

O evento é multisetorial e contempla setores aquecidos na economia local, como o serviços, cosméticos, pecuária, têxtil, construção, turismo, vestuário, mineração, entre outros. "A expectativa é que tenham mais de 50 empresários inscritos, tanto do Brasil como da Bolívia", salienta Luana.

Para se inscrever, as empresas interessadas precisam entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae e apresentar seus objetivos, se é comprar ou ofertar, e qual o produto ou serviço. Uma equipe do Sebrae analisa as possibilidades de negociação, agendando reuniões previamente com empresários cujos perfis se assemelham, aproximando interesses para facilitar as negociações. Cada reunião tem em média 30 minutos de duração, com intervalos de cinco minutos.

O Encontro de Negócios integra a programação da Jornada MS Sem Fronteiras que conta ainda com o II Seminário "As fronteiras no Contexto do desenvolvimento territorial", o II Encontro Internacional de Jornalismo e o lançamento do estudo "Características e Interações Territoriais Brasil, Bolívia e Paraguai".

O Sebrae está com inscrições abertas para caravanas que levarão participantes de outras regiões até a Jornada MS Sem Fronteiras. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 18 de novembro. As caravanas partem de Ponta Porã, Dourados, Campo Grande (MS) e de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

MS Sem Fronteiras

O MS Sem Fronteiras é desenvolvido pelo Sebrae através de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fomin. O objetivo é apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e o surgimento de novos negócios nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia e o Paraguai, envolvendo as cidades de Ponta Porã, Corumbá e Ladário (MS), Pedro Juan Caballero, no Paraguai; Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia.

Serviço

As inscrições para o II Encontro de Negócios e para as caravanas podem ser feitas até o dia 18 de novembro, pela Central de Relacionamento do Sebrae no 0800 570 0800. Os participantes de Santa Cruz de La Sierra devem entrar em contato pelo e-mail: luana.nakasone@ms.sebrae.com.br