IFMS abre 120 vagas para Corumbá e as inscrições começam hoje

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre, a partir desta segunda-feira (21), o período de inscrições para o Exame de Seleção 2012. As 720 vagas para cursos técnicos são oferecidas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O edital, a relação de cursos e o número de vagas por município estão disponíveis em www.ifms.edu.br. Os cursos técnicos do IFMS são gratuitos e integrados, ou seja, o estudante cursa o ensino médio e ainda aprende uma profissão.

O requisito básico para concorrer às vagas é ter concluído o ensino fundamental. Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é preciso também ter, no mínimo, 18 anos completos. A inscrição para o Exame de Seleção 2012 deverá ser feita, exclusivamente, pela internet. Quem não tem acesso deverá se inscrever nos locais e horários determinados no edital. O valor da taxa é de R$ 35,00. A isenção poderá ser solicitada entre os dias 21 e 23 de novembro.

Metade das vagas ofertadas em cada curso é reservada a cotistas. Podem concorrer estudantes que concluíram o ensino fundamental em escolas públicas. A comprovação deverá ser feita no ato da matrícula. Não serão considerados cotistas estudantes que receberam bolsa de estudo em escola privada. A prova está marcada para o dia 15 de janeiro. O candidato deverá responder a 50 questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Em Corumbá, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul disponibiliza 40 vagas para área de Informática (matutino); 40 para Metalurgia (vespertino); e outras 40 para Manutenção e Suporte em Informática (noturno). As informações são da Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos do IFMS.