Festival Gastronômico oferece aulas-show e debates em Corumbá

Além de oferecer receitas típicas da região, em um dos 32 restaurantes participantes, o Festival Gastronômico 2011 – Sabores do Pantanal tem espaço também para aqueles que desejam aprimorar as técnicas culinárias e aprender receitas novas. Começaram nesta sexta-feira (11) as aulas-show e debates com chefs de cozinha de todo o país. A programação é gratuita e são realizadas na Casa Show da Culinária Pantaneira, localizada na avenida General Rondon, nº 1889 ou no Sindicato Rural de Corumbá.

As aulas começaram nesta sexta com o curso de Ervas e Especiarias, com o chef de cozinha Nelusko Liguanotto. Em seguida, foi realizado um workshop sobre Bar Tender, com Raphael Gazal. Durante o período da tarde, a partir das 14 horas, no Sindicato Rural de Corumbá, houve uma mesa de debate sobre "Ecogastronomia" e uma palestra sobre gestão financeira com o tema: "Para Onde Foi o Dinheiro da Minha Empresa" no mesmo local. No sábado será a vez de uma palestra sobre "Pimentas", com Nelusko Liguanotto, a partir das 08 horas.

No mesmo dia, às 10h, tem aula-show sobre peixe seco com o chef de cozinha Constantino Demetrio Urt (Tantino), na Casa Show da Culinária Pantaneira. No mesmo horário tem oficina de chipa e sopa paraguaia na Praça da Culinária Pantaneira. A receita de "Carpaccio de língua bovina ao molho picante de manga e Risoto de rabada ao pesto de agrião" será ensinada pela chef Vera Chaves às 14 horas, também na avenida General Rondon. A mesa de debate vai tratar sobre a carne pantaneira no cenário nacional a partir das 16 horas.

No domingo o tema da palestra é "Certificação de produtos no Brasil e suas indicações geográficas", com Paulo Lima e Celso Merola. Às 10 horas tem aula show sobre "Petit Gateau" com Sandro Mota. Ambas serão ministradas na Casa Show da Culinária Pantaneira. No mesmo local, o chefe de cozinha Demetrio Urt (Tantino) vai tratar sobre peixe seco. Na segunda-feira tem palestra sobre carne às 08 horas com Rodrigo Leal. Às 10 horas, aula sobre reaproveitamento de alimentos para mulheres de comunidades carentes, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Na terça-feira (15) no Sindicato Rural tem uma palestra sobre azeite e na Casa Show da Culinária, Marcelo Scoffano, Ciça Roxo e Ana Sales vão falar sobre como cozinhar utilizando o azeite de extra-virgem. Nos dias 14 a 16 de novembro, haverá a 3ª edição da Seleção Estadual de Gastronomia de Mato Grosso do Sul com aulas-show e apresentação dos pratos que representam cada região turística de Mato Grosso do Sul e serão escolhidos os representantes de MS no Salão Nacional de Turismo, que será realizado em São Paulo em 2012 e 2013. O evento é organizado pela Fundação de Turismo do Estado e o Senac.

Confira a programação completa do V FESTIVAL GASTRONÔMICO 2011 – SABORES DO PANTANAL