Esgoto melhora qualidade de vida e preserva o Pantanal, diz Ruiter

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou nesta sexta-feira (25) da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Olaria, localizada no bairro Borrowiski. Durante o ato de entrega, o prefeito destacou a importância da obra e sua relevância para cidade. "O José Carlos (Barbosa – presidente da Sanesul) falou muito bem sobre o significado e a conquista que isso representa para Corumbá, que sai do zero e passa a ter aquilo que era um sonho importante de todos nós, e que representa uma condição melhor de conservar e preservar nosso meio ambiente: uma condição sanitária mais digna, propiciando ao nosso povo melhores condições de vida", afirmou Ruiter.

O chefe do Executivo corumbaense agradeceu também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que incluiu a Capital do Pantanal na primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Quero reforçar o grande esforço e a sensibilidade desta personalidade, que para mim foi um dos maiores estadistas deste País, o ex-presidente Lula, que começou o PAC e fez com que ele pudesse entrar em várias regiões do Brasil, em especial, no nosso município, onde não tínhamos 150 mil habitantes, mas graças a intervenção do presidente Lula, tudo isso foi possível acontecer", recordou.

Durante seu discurso, Ruiter lembrou também de um encontro que teve com a presidenta Dilma Rousseff (PT), na época ministra-chefe da Casa Civil. "Me lembro de uma reunião, onde também estava presente o governador André Puccinelli, com a então ministra Dilma, onde foram assegurados os municípios de Corumbá, Dourados e Campo Grande no PAC. Ali também pudemos conhecer o temperamento da hoje presidenta Dilma, como ela conduz as situações de governo. Graças a Deus isso hoje é uma realidade".

Durante a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto, orçada em R$ 6,3 milhões, o prefeito ainda cobrou maior participação das entidades ligadas a conservação do Pantanal. "Este ato poderia estar mais prestigiado pelas entidades voltadas ao Meio Ambiente. Entidades tão combativas, tão aguerridas em defender a preservação deste ecossistema, mas que hoje, neste importante investimento, que além de melhorar a qualidade de vida, vai auxiliar na conservação do Pantanal, não temos a participação destas instituições".

Todas as obras relacionadas ao esgotamento sanitário no município devem estar concluídas no próximo ano, segundo afirmou o governador André Puccinelli (PMDB). "No máximo até junho de 2012, esta etapa toda deve estar pronta", disse, projetando a captação de pelo menos 80% de todas as residências de Corumbá. Ao todo, a Sanesul e o Governo Federal investiram R$ 124,8 milhões em saneamento básico em Corumbá.

Helô

Durante a cerimônia de entrega da Estação de Tratamento de Esgoto Olaria, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira prestou mais uma homenagem à diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Helô Urt, falecida na última quarta-feira (23). "Conhecendo sua personalidade diferente, sambemos que ela não gostaria de ser homenageada com aquele um minuto de silêncio tradicional. Por ela representar a cultura corumbaense, gostaria que todos aqui, em pé, pudessem homenagear nossa querida Heloísa da Costa Urt com uma salva de palmas", solicitou o prefeito, sendo prontamente atendido pelos participantes.