Encontro debate atuação dos profissionais de Educação Física

Encontro Estadual de Educação Física, realizado nesta quarta e quinta-feira (11 e 12) em Corumbá trata dos desafios e estratégias de atuação destes profissionais em todo o país. Serão cursos e palestras voltadas para estudantes e trabalhadores da área buscando o aprimoramento e o debate de políticas públicas para o setor. Esta é a quarta vez que o município pantaneiro recebe este evento. A capacitação é uma realização do CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/MS-MT) em parceria com a FUNEC – Fundação de Esportes e Prefeitura Municipal.

A realização de quatro edições do encontro estadual em Corumbá já surtiu resultados, a exemplo da implantação de legislação estadual, como explicou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), Heliney Miranda Júnior. "O encontro é tão importante que a nossa lei estadual, que norteia a nossa profissão, surgiu há três anos de um encontro em Corumbá. O que mostra a força e o entendimento dos profissionais que com certeza contribuíram nesse processo de aplicação de políticas públicas", disse Miranda, que é formado em Educação Física.

O presidente da recém-criada Associação dos Profissionais de Educação Física de Corumbá, o professor Elvécio Zequetto, também reforçou a força da categoria. "A ampliação do mercado de trabalho, com o oferecimento de mais vagas mostra o reconhecimento de uma profissão organizada e de credibilidade. Hoje, com a associação em plena atividade, temos a certeza que Corumbá está contribuindo para o fortalecimento da categoria com muita responsabilidade social", comentou. A instituição foi certificada no último dia 26 de agosto.

Para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que participou da solenidade de abertura do evento na noite dessa quarta-feira, o Município tem procurado reconhecer a importância desses profissionais, inclusive disponibilizando 15 vagas no último concurso da Prefeitura para esta formação e mais 12 para o cadastro de reserva. "Importante que essas discussões possam nos auxiliar na implantação de políticas públicas e é a participação de todos e principalmente daquelas que militam no meio que vão nos ajudar. É necessário que essas pessoas discutam e se aprofundem nas propostas e formações de questões, pois tenho a absoluta certeza de que tudo isso vai fortalecer e muito o avanço da política pública, principalmente no município de Corumbá", afirmou.

O auxílio destes profissionais na gestão pública foi ressaltada também pelo presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber. "É fundamental que os profissionais estejam contribuindo com a administração municipal no sentido de fazer um bom trabalho nas secretarias de educação, saúde, assistência social e buscar a capacitação profissional e o entendimento a respeito dos trabalhos que devem ser realizados", observou. Jorge, que também é presidente da Academia Olímpica Brasileira, proferiu uma palestra sobre a "Intervenção do Profissional de Educação Física".

O evento conta com o apoio do SESI, Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Associação dos Profissionais de Educação Física de Corumbá, Federação das Apaes do Estado e Prefeitura de Corumbá. O apoio do Município para a realização do evento foi destacado pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/MS-MT, Domingos Sávio da Costa. "Sem o apoio do Executivo, não poderíamos fazer esse evento", disse.

Cursos

Após a cerimônia de abertura, houve a palestra "Ações do SESI para Qualidade de Vida do Trabalhador", proferida pelo Profº MSc. Felipe Frederico Gomes Fagundes Analista de Negócios Sociais – SESI/Nacional. A noite finalizou tratando sobre a "Atuação do Profissional de Educação Física em Hospitais e Centro de Qualidade de Vida", com o Dr. José Fernandes Filho. Já nesta quinta-feira, começam os cursos com a participação de diversos profissionais da área.

Durante a manhã haverá cursos sobre: Educação Física Inclusiva (Profª Vera Lícia de Souza Baruki); Esporte na Terceira Idade (Prof.ª MSc. Edméia Pacheco de Oliveira Roberto); Dança de Rua (Prof.º Diogo Flores Grisoste Barbosa). Já na parte da tarde, tem os cursos: Atividades Recreativas na Educação Infantil (Prof.ª MSc Edméia Pacheco de Oliveira Roberto); Dança Escolar (Prof.º Diogo Flores Grisoste Barbosa) e Treinamento Funcional (Prof.º Luiz Otávio Ramos). A noite terá uma palestra sobre Perspectiva Profissional da Educação Física (Antônio Eduardo Branco). Já na sexta (11) os cursos serão de: Iniciação a Natação (Profª Mariam Hamil Meres); Personal Trainer (Prof.º Luis Otávio Ramos); Musculação- Montagem de Programa (Prof.º MSc Aluísio Fernandes de Souza); Ginástica Laboral (Prof.ª Carla Trentin); Hidroginática (Profª Mariam Jamil Meres) e Iniciação a Ginástica Olímpica (Prof.ª MSc. Vera Lícia de Souza Baruki).