Drogas e bullying são temas de palestras em escolas de Corumbá

Prevenção ao uso de drogas e bullying são dois temas que começam ser discutidos mais de perto com alunos da rede de ensino de Corumbá, como parte da terceira etapa do programa desenvolvido pela Prefeitura, dentro do eixo de Promoção ao Protagonismo Juvenil. Nesta terça-feira (22) adolescentes e jovens do Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II), acompanhados por técnicos do próprio Centro e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, protagonizam duas palestras nas escolas municipais Clio Proença e Ângela Maria Perez, voltadas para alunos das oitavas e nonas séries do Ensino Fundamental.

A ação é uma continuidade do Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, nos dias 08 e 09 de setembro, quando mais de 250 menores debateram temas como bullying, indisciplina, homofobia e drogas (lícitas e ilícitas). O evento integrou o eixo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, na oportunidade, grupos de jovens e adolescentes foram formados para, após capacitação, iniciar ações efetivas junto à população juvenil.

Todos os integrantes participaram de uma capacitação desenvolvida pela Secretaria, na Casa dos Conselhos e, a partir desta terça-feira, começam a difundir os conhecimentos adquiridos junto a alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Segundo a gerente de Políticas Sociais da Secretaria, Adelma Galeano, esta será a terceira etapa do programa. "São jovens e adolescentes que participaram de uma programação proposta pela secretaria, que incluiu o encontro e uma capacitação, para que eles pudessem, efetivamente, iniciar um trabalho junto a esta faixa da população, de combate às drogas e outros malefícios que afetam a nossa sociedade", disse.

A gerente lembra que as duas etapas anteriores serviram de preparação do grupo para o inicio de uma série de visitas às escolas das redes pública e privada, levando aprendizado e contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores positivos de respeito à Vida. Para esta terça-feira, duas palestras estão programadas. Na parte da manhã, a partir das 08 horas, serão atendidos alunos das oitava e nona séries da Escola Municipal Clio Proença, com o tema "Prevenção ao Uso de Drogas". Já à tarde, às 14 horas, a palestra será sobre "Bullying", para alunos da nona série da Escola Municipal Ângela Maria Perez.

Na quarta-feira (23), a partir das 08 horas, serão atendidos alunos da oitava e nona séries da Escola Municipal Cássio Leite de Barros. O tema será "Prevenção ao Uso de Drogas". "É importante salientar que, além, da programação que será cumprida até o final do ano letivo, as palestras terão continuidade em 2012, para atender as escolas das três redes de ensino de Corumbá", frisou Adelma.