Comissão elege os pratos vencedores do V Festival Gastronômico

Definidos os pratos vencedores do V Festival Gastronômico 2011 – Sabores do Pantanal. Após avaliação, as receitas dos restaurantes participantes receberam uma classificação de acordo com cada categoria (restaurante, lanchonete, salgados e pizzaria). A contagem dos votos dados pelos integrantes da comissão julgadora foi realizada na manhã desta quarta-feira (16) na Casa Show da Culinária Pantaneira. Os ganhadores irão receber um selo certificando a classificação oferecido pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, além de poder apresentar o modo de preparo durante o Festival Gastronômico Sul Americano, dentro da programação do Festival América do Sul, em 2012. 

Após a avaliação da comissão julgadora, nesta quarta foram divulgados os pratos vencedores em cada categoria. Entre os restaurantes, o Avalon Gril ficou em primeiro lugar com 255 pontos, seguido pelo Terraço, com 249 e em terceiro o restaurante Rodeio, com 243 pontos. Já entre as lanchonetes, o Quisque Avenida, conquistou 189 pontos, em segundo ficou o Pantanal Parque Encantado com 181,5 e logo em seguida, o Skinão Lanches com 175,5. Entre os salgados, o Center Coffe ficou em primeiro lugar com 244 e Dolce Café veio em seguida com 225,5. Na avaliação dos jurados, entre as pizzarias, foi a mais bem pontuada a Gourmet, com 209, seguida pela Casa da Pizza, com 202,5 pontos e a Peperoni, com 180.

Cada prato foi avaliado pela Comissão Julgadora Técnica, instituída pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, composta pelos seguintes membros: da ABRASEL Pantanal, um membro indicado pela Fundação, dois chefes de cozinha de notório saber sobre o tema e um membro da Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul. Os pratos servidos para a comissão foram apenas para degustação e avaliados nos quesitos harmonia dos ingredientes, criatividade, sabor e aroma do pratoe apresentação (estética). Cada quesito foi pontuado de 5 a 10, podendo ser fracionada de meio em meio ponto.

As visitas da Comissão Julgadora Técnica aos restaurantes foram sorteadas diariamente 30 minutos antes. Os jurados preencheram cédula, sendo uma para cada membro, com as pontuações, devidamente assinadas e colocadas em urna lacrada. A urnas foram abertas nesta quarta-feira, onde foi feita a contagem dos votos e foram declarados os vencedores aqueles estabelecimentos que receberam as maiores pontuações por categoria. O anuncio dos vencedores foi feito pela diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt, juntamente com os superintendentes de Cultura e Turismo, José Antônio Garcia e Rodolfo Assef Vieira. Confira as fotos dos pratos vencedores.

Receitas da Terra

Também nesta quarta-feira foram eleitos os representantes de Mato Grosso do Sul no Salão nacional de Turismo de 2012 por meio da 3ª Seleção Estadual de Gastronomia de MS. Durante os dias 12 e 15, nove pratos foram apresentados para um júri técnico e popular representando as dez regiões turísticas do Estado. Em primeiro lugar na categoria pratos salgados ficou a região de Bonito / Serra da Bodoquena, com a Panqueca Pantaneira. Na categoria doces, o eleito foi a região Caminho dos Ipês, com o Pudim Pantaneiro.

Os votos foram dados por meio de votação popular, que deu notas de 1 a 5 para cada prato. O júri técnico avaliou os quesitos: apresentação, sabor, seleção do ingrediente, forma do preparo e harmonia. O evento integrou a programação do Festival Gastronômico Sabores do Pantanal e foi uma realização Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senac/MS, e Prefeitura de Corumbá.