Aprender para Crescer com mais de 200 inscrições de bolivianos

Para promover o empreendedorismo e elevar a competitividade de micro e pequenas empresas na região de fronteira do Estado, o Sebrae em parceria com a Prefeitura de Corumbá, realiza no sábado (05), a série de capacitações do "Aprender para Crescer". Direcionado a brasileiros e bolivianos, o evento, que acontece no campus da Universidade Federal de MS em Corumbá, oferece palestras simultâneas, com mais de 20 temas sobre mercado de trabalho e negócios.

O objetivo é potencializar a competitividade de profissionais, empreendedores individuais e proprietários de microempresas. Segundo, o gerente do Sebrae Regional Pantanal, Wellington Vidaurre, nesta edição haverá grande participação de bolivianos, com 250 inscrições contabilizadas até o momento. "No sábado, dois ônibus estarão à disposição dos participantes de Puerto Quijarro e Puerto Suarez para facilitar o translado durante a programação, no período matutino e vespertino", explica.

Representantes de entidades como a Fundación Trabajo e Empresa e Cainco (Camara de Indústria, Comercio, Servicio y Turismo de Santa Cruz) já confirmaram participação. "Há interesse em conhecer a dinâmica deste evento, que é uma ação dentro do projeto MS sem Fronteiras e reproduzir a experiência nas cidades bolivianas", esclarece.

O MS Sem Fronteiras é uma iniciativa do Sebrae e envolve as cidades de Ponta Porã, Corumbá e Ladário, no Brasil; Pedro Juan Caballero, no Paraguai e Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia. O projeto visa apoiar o desenvolvimento da região de fronteira a partir do incentivo ao fortalecimento das micro e pequenas empresas instaladas nestas regiões e contribuir para a expansão das relações comerciais entre os países.

Programação

O Aprender para Crescer acontece das 8 às 17 horas, com a oferta de mais de palestras gratuitas sobre mercado de trabalho e empreendedorismo. Oficinas práticas orientam sobre mídias sociais, planejamento e orçamento pessoal, mercado de trabalho, entrevista de emprego, atendimento ao cliente, gestão estratégica, planejamento financeiro, entre outras. As pessoas podem se inscrever em até seis atividades, três de manhã e três à tarde. Com duração de 50 minutos cada, as palestras estarão distribuídas nas 12 salas do novo campus da UFMS.

Próximo ao local das palestras, na universidade, haverá um posto de atendimento individual a pessoas interessadas em orientações sobre abertura de empresa e formalização como Empreendedor Individual. Encerrando a programação, às 19h, acontece no auditório Salomão Baruki a palestra de David Camelô, um dos maiores palestrantes na área de marketing e vendas do Brasil, que irá explicar como criar diferenciais para fugir do lugar-comum e manter clientes com boa publicidade utilizando-se com eficácia o conhecido marketing boca-a-boca.

Parceiros

São parceiros nesta realização a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal – Superintendência de Turismo; UFMS/Campus Pantanal; Senac; Gati Gestão de Pessoas; Prefeitura Municipal de Ladário/Secretaria de Assistência Social; profissionais liberais; Instituto Homem Pantaneiro e Cooperativa Vila Moinho.

Serviço

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pela Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800-570-0800 ou pessoalmente, até esta sexta-feira (04), no Sebrae Regional Pantanal, situado à Avenida Barão do Rio Branco, 1180 – Bairro Universitário. As vagas são limitadas.