Abertura de Encontro de Jornalistas na Fronteira será às 14 horas

Será realizado nesta terça-feira (29), das 14h às 18horas, em Corumbá, o II Encontro Internacional de Jornalistas na fronteira integrando a programação da Jornada MS Sem Fronteiras, promovida pelo Sebrae com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento visa proporcionar a troca de experiências entre profissionais de comunicação das cidades fronteiriças do Brasil e Bolívia e será realizado no Centro de Convenções de Corumbá.

Além do encontro de jornalistas, a Jornada MS Sem Fronteiras também terá um seminário para representantes de entidades bolivianas e brasileiras, além de rodada de negócios entre micro e pequenas empresas dos dois países. O projeto do Sebrae, visa apoiar o desenvolvimento de empreendimentos e o surgimento de novos negócios nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

A atuação do projeto será apresentada durante o Encontro de Jornalistas pelo gerente de Projetos Estruturantes do Sebrae MS, Rodrigo Pirani. A jornalista e mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lívia Gaertner, vai falar sobre as "Características da imprensa escrita na fronteira – Corumbá/Ladário-Puerto Suarez/Puerto Quijarro". Em seguida, Marcelo Câncio, Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutor em Ciências da Comunicação ECA/USP – Universidade de São Paulo vai tratar sobre: "Televisão Fronteiriça: TV e Telejornalismo na Fronteira Brasil e Paraguai".

Haverá apresentações do GeJor – Grupo de Estudos de Jornalismo na Fronteira – acadêmicos da UFMS, campus de Campo Grande, bem como sobre "Lingua, cultura e educação na Fronteira Brasil-Bolívia", com a professora Suzana Vinícia Mancilla Barreda, mestre em Educação pela UFMS e de "Figuras simbólicas: o reforço ideológico midiático em filmes sobre fronteira", com a professora Elizabeth Maria Azevedo Bilange, mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

No encerramento da segunda edição do encontro, os participantes poderão conhecer os resultados do estudo "Mato Grosso do Sul sem fronteiras; características e interações territoriais – Brasil, Bolívia e Paraguai", pesquisa realizada no início de 2011 pelo Sebrae e que traça o perfil sócio-econômico destas regiões. O evento é realizado pelo Sebrae MS com apoio da UFMS, Sindicato de Jornalistas de MS (Sindijor MS), Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Quijarro e Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Suárez. 

Jornada

O Jornada MS Sem Fronteiras contará com os seguintes eventos: II Encontro Internacional de Negócios, II Seminário "As fronteiras no Contexto do desenvolvimento territorial" e o lançamento do estudo "Características e Interações Territoriais Brasil, Bolívia e Paraguai". O MS Sem Fronteiras é desenvolvido pelo Sebrae através de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fomin.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e o surgimento de novos negócios nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia e o Paraguai, envolvendo as cidades de Ponta Porã, Corumbá e Ladário (MS), Pedro Juan Caballero, no Paraguai; Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia.