Povo das Águas atendeu 167 famílias ribeirinhas do Pantanal Norte

A 14ª edição do Programa Social Povo das Águas beneficiou 167 famílias residentes na região do São Lourenço, Barra do São Lourenço, Amolar, Porto São Pedro, Paraguai Mirim, Castelo, Jatobazinho, São Domingos Ramos e do Tuiuiú. Durante cinco dias, as equipes da Prefeitura de Corumbá levaram atendimento médico, odontológico e social aos moradores da parte alta do Pantanal corumbaense. Só no primeiro dia da ação, os servidores da Secretaria de Saúde realizaram 36 consultas médicas, 53 procedimentos de enfermaria e 7 odontológicos.

Foram distribuídas ainda 47 doses de vacinas e 60 kits odontológicos. Integrantes do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (CAPS ad), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Conselho Tutelar ainda promoveram palestras e orientações aos ribeirinhos. Das 47 crianças de 0 a 5 anos pesadas pelo agente comunitário de saúde, apenas 3 estavam abaixo do peso ideal. Em toda a 14ª edição do Povo das Águas foram feitas 93 consultas médicas, 120 de enfermagem e 306 vacinas diversas.

A Secretaria de Assistência e Cidadania distribuiu cestas básicas às famílias cadastradas, bem como kits de higiene, redes e mantas. Os ribeirinhos também foram orientados sobre os tipos de beneficio e serviços oferecidos pelo Governo Federal. Enquanto isso, os estudantes da Escola Municipal Rural Porto Esperança, extensões Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço, participaram de várias atividades educativas e lúdicas.

As duas professoras da Secretaria de Educação que integram o Programa Social, promoveram pintura facial, dramatização corporal, contação de histórias, brincadeiras, confecções de brinquedos e roda de conversas. Mais de 150 crianças participaram das ações. Já a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário distribuiu mais de 1.600 quilos de alimentos produzidos nos assentamentos do município e adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta. O kit verdura foi composto por mandioca, pimentão, tomate, feijão e abóbora.

Os moradores do alto Pantanal ainda tiveram a oportunidade de mudar o visual com uma cabeleireira, que atendeu mais de 300 pessoas. A Defesa Civil também participou da ação, coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Esta foi a terceira vez que o Programa Social atendeu o alto Pantanal neste ano. A última atividade deste ano acontece na região de Forte Coimbra.

Habilitação

Durante a 14ª edição do Programa Social Povo das Águas, a Prefeitura de Corumbá entregou a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) aos ribeirinhos que participaram do Curso de Formação Aquaviária – Nível Especial (CFAq 3). O documento permite aos ribeirinhos conduzir embarcações com motor de popa em águas interiores (rios). Além disso, a CIR garante aos moradores das áreas afastadas do Pantanal a profissão de Marinheiro Fluvial de Convés, habilitação exigida para atuação nos barcos-hotéis que funcionam na cidade.

A capacitação, com carga horária de 40 horas/aula, foi realizada pela Capitania Fluvial do Pantanal, em parceria com na Prefeitura, durante a 11ª edição do Programa Social, entre os dias 18 e 22 de julho. A qualificação foi uma reivindicação dos moradores da localidade. Dos 50 ribeirinhos que iniciaram o curso, 48 concluíram todas as atividades e foram aprovados no exame final.