Oficina apresenta a Ruiter coreografias do “Corumbá em Dança”

A Oficina de Dança do Pantanal prepara um grande espetáculo para o mês de novembro, durante o feriado prolongado de 15 de novembro. O "Corumbá em Dança" vai reunir nove grupos que apresentarão diversas coreografias na praça Generoso Ponce. O evento ocorrerá concomitantemente a 5ª edição do Festival Gastronômico – Sabores do Pantanal e, logo em seguida ocorrerá o Concerto de Santa Cecília. Todos estes eventos vão compor a Semana de Sabor e Arte, que será realizada entre os dias 10 a 16.

A programação do "Corumbá em Dança" já está pronta. As apresentações acontecerão durante os dias 12 e 14. No dia 15 será realizado o tradicional Concerto de Santa Cecília, integrando também os eventos coordenados pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, no qual inclui também o Festival Gastronômico, que passou por uma reformulação e deve apresentar várias novidades na edição deste ano.

Antes mesmo de subirem ao palco os dançarinos da Oficina de Dança apresentaram algumas coreografias, que vão compor o evento, nesta quarta-feira (19) para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que estava acompanhado da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, do secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo, da diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt e do superintendente de Turismo, Rodolfo Assef Vieira.

A comitiva pôde conferir os trabalhos realizados por Joílson Cruz, coordenador da Oficina de Dança, pelos professores e alunos da instituição que trabalha com a transformação social de jovens por meio da arte do movimento. "Preparamos sete apresentações de diversos estilos diferentes para que o prefeito e os secretários possam conhecer melhor o trabalho que realizamos", explicou Joílson. Segundo ele, "nunca uma gestão municipal investiu tanto neste projeto".

A Oficina de Dança conta integralmente com recursos provenientes da Prefeitura de Corumbá e atende 600 pessoas e possui com 11 funcionários, entre professores e corpo administrativo. Este ano, também foi criada a comissão dos pais e alunos, para acompanhar a gestão da instituição. Para Heloísa Urt, ao longo dos últimos sete anos o Município apostou em uma ideia que tinha tudo para gerar bons resultados. "Temos que agradecer todo o empenho da administração do Prefeito Ruiter em fazer com que a Oficina de Dança desse certo, mas apenas demos uma terra boa para que uma semente de qualidade desse bons frutos", afirmou.

O prefeito Ruiter e comitiva puderam conhecer também a nova sala da Oficina, a Arterapia. No espaço, é realizado um trabalho diferenciado com os alunos, que além das aulas de dança, contam com palestras e grupos de orientação. A intenção é proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre diversos temas, entre eles, sobre drogas, auto-estima, sexualidade, cidadania e orientação profissional. Ao se referir sobre o projeto, o prefeito Ruiter destacou a amplitude que ele alcança, ao levar para crianças, jovens e adultos a oportunidade de ter contato com a dança e afirmou que continuará parceiro da instituição. "É possível sim, a gente construir uma sociedade e viver melhor quando temos arte e cultura. Esse é o ensinamento que a Oficina de Dança está fazendo e é por isso que nós temos o compromisso cada vez maior de continuar investindo nisso", declarou.