Festival Pantanal das Águas começa neste sábado no Porto Geral

A vigésima edição do Campeonato de Pesca Infantil marca neste sábado, a abertura do Festival Pantanal das Águas em Corumbá. O evento será a partir das 08 horas, na prainha do Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, e deverá reunir cerca de quatro mil crianças com idade entre sete e 14 anos. Este ano, além de pesca, o Festival reserva muito samba e uma intensa programação com direito aos shows do Monobloco e da Bateria da Escola de Samba Inocentes, de Belford Roxo, do Rio de Janeiro, que lança na cidade, o enredo "Corumbá – Ópera Tupi-Guarani". Serão cinco dias de muita festa na cidade, encerrando na quarta-feira (12), com uma Missa Solene em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a partir das 18 horas, na Praça da Independência.

Para este sábado (08), o Festival reserva o XX Campeonato de Pesca Infantil, das 08 às 12 horas. A premiação será às 15 horas. Uma grande estrutura está montada no Porto Geral, que terá parque um parque infantil temático, oficinas, praça de alimentação (com direito a barracas de peixe) e de artesanato local, espaço para apresentações circense, teatro de arena, além de estrutura para shows musicais.

Já neste primeiro dia, paralelo ao campeonato de pesca, está programada uma apresentação da violeira do Pantanal, Brenda, e outros shows musicais com bandas locais, a partir das 10 horas. Já à noite, às 20 horas, show com Marinho Azevedo, e às 22 horas se apresentam Christian & Rony. Para domingo (09), as atrações ficam por conta do XXVIII Campeonato Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal, a partir das 08 horas, e shows musicais com o grupo Nata do Choro, a partir das 20 horas, e Roxo e Banda, às 23 horas.

A segunda-feira (10) será marcada por um ato de governo às 15 horas no Centro de Convenções, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) formaliza medidas importantes para o meio ambiente e turismo pantaneiro. Também no Centro de Convenções, às 19 horas, abertura da Exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo.
Além disso, outras atrações são o I Campeonato de Pesca em Canoa Pantaneira, a partir das 08 horas. Além disso, o dia reserva apresentações musicais a partir das 12 horas, e dois shows à noite com o Grupo Sampri, a partir das 21 horas, e o Monobloco, a partir das 23 horas.

Na terça-feira (11), além de todos os atrativos na estrutura montada no Porto, está prevista a XVII Travessia a nado do Rio Paraguai, às 10 horas. Já a partir das 20 horas, uma noite de muito samba com as Baterias das Escolas de Samba Caprichosos de Corumbá, Império do Morro e da Inocentes de Belford Roxo, que homenageia Corumbá no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2012, grupo de acesso.