Empossados os novos membros do Conselho Municipal de Cultura

Pela primeira vez em 233 anos de fundação Corumbá tem um Conselho Municipal de Cultura. A entidade, que visa fiscalizar e discutir políticas públicas para o setor cultural, teve os membros titulares e suplentes empossados na tarde desta quarta-feira (26) em cerimônia realizada na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). O ato marcou também a eleição da presidência, que agora terá a missão de conduzir os trabalhos para a aplicação efetiva do Plano Municipal de Cultura.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt, explicou a função do Conselho de Cultura, que agora deve trabalhar em prol dos interesses da população corumbaense e de assegurar que o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade sejam preservados. "É um grande avanço no setor cultural de Corumbá. A partir da criação do Conselho, o segmento ganha um instrumento que vá garantir a aplicação das políticas públicas para a cultura. Entre uma das primeiras atribuições será o tombamento de importantes patrimônios da região. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) inclusive já criou os livros para os registros materiais e imateriais", declarou.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura reforçou o compromisso com a classe cultural de Corumbá. "Buscaremos o que é melhor para a cidade. Temos muito trabalho a fazer, ele será intenso, mas contamos com o apoio de todos os membros e suplentes. Agora é trabalhar", observou José Gilberto Rozisca. O primeiro passo, após a criação do Plano Municipal de Cultura, é a elaboração do regimento interno, que vai nortear as discussões do novo conselho, além de outras deliberações. O subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, participou da solenidade representando o prefeito Ruiter.

Foram empossados nessa quarta-feira os representantes do segmento não governamental como titulares: Márcia Raquel Rolon (ONG); Dílson Souza Silva (teatro); Lívia Galharte Gaertner (imprensa escrita/literatura); Graucilene Solis Estevo (museus); Keila Mariano da Silva (artesanato). Como suplentes, Alfredo Ferraz (festa populares); Joana Ferreira de Campos (artesanato) e Franklin da Silva Melo (músico).

Já os representantes do segmento governamental como titulares são: Ana Paula Badari e José Gilberto Rozisca (Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal); José Antonio Garcia (Gabinete do Prefeito); Maricleide Neves Barboza de Oliveira (Secretaria Municipal de Finanças e Administração) e Ana Claudia Gonzaga da Silva (Secretara Municipal de Educação). Como suplentes, Sandro da Costa Asseff e Cinara Regina Fernandes (Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal); José Carlos Marques Pereira (Gabinete do Prefeito); Rosangela Rodrigues Gomes (Secretaria Municipal de Finanças e Administração) e Gilson Lima Domingos (Secretaria Municipal de Educação).