Centro de Convivência ganhará nova piscina e quadra de bocha

Aproveitando a solenidade de inauguração das melhorias do Centro de Convivência dos Idosos – Benedita Ribeiro Leite de Barros, realizada nesta quarta-feira (5), o prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assinou o termo de autorização para reforma da piscina da instituição e também anunciou a construção de uma quadra de Bocha. Com recursos disponibilizados pelo Fundo Municipal de Investimentos Sociais – FMIS, as obras pretendem assegurar espaço para lazer e promoção de atividades físicas dos idosos cadastrados e que são atendidos semanalmente no local.

Tanto a piscina como a quadra de Bocha são antigas reivindicações dos cadastrados no Centro de Convivência dos Idosos. "A piscina do Centro está acanhada, possui difícil acesso, porém no início das obras de melhoria da instituição tínhamos solicitado a inclusão da reforma da piscina, o que não foi incluída pelo projetista. Agora, estamos reafirmando o compromisso para que seja refeita e ampliada para que os idosos possam ter mais segurança e conforto para fazer as atividades recreativas", disse o prefeito Ruiter que entregou nesta quarta-feira melhorias no prédio da instituição, sendo elas a construção de duas salas, onde ficarão os consultórios médico e odontológico, troca do telhado, ampliação do salão interno, inclusive com uma sala de jogos, além da aquisição de novos mobiliários.  

A piscina do Centro de Convivência vai assegurar que cerca de 100 idosos possam fazer sessões de fisioterapia, além promover o fortalecimento muscular com a atividade adequada e garantindo uma maior qualidade de vida dos 435 cadastrados e 180 idosos que frequentam semanalmente as diversas atividades oferecidas ao longo da semana. Várias outras ações são oferecidas aos idosos como alfabetização, ginástica, jogos de salão, dança de salão, atendimento médico e visitas sociais. Também são oferecidos os serviços de nutricionista, fisioterapia e psicologia por meio de uma parceria com o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Bocha

Ruiter anunciou também a construção da quadra de Bocha e assim atender a uma antiga reivindicação dos frequentadores o Centro de Convivência. "Esta obra tem que ser realizada para que os idosos possam participar de campeonatos estaduais, pois os grupos de Corumbá quase sempre ficam de fora por não ter espaço para treinar. Agora vamos poder dar mais essa possibilidade de entretenimento e alegria às pessoas da terceira idade", disse o chefe do executivo corumbaense.

Esporte que faz muito sucesso na terceira idade, a Bocha é jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador. Os jogadores devem lançar bochas e as mesmas devem ficar mais perto do situá-las o mais perto possível de uma bola pequena, chamada de bolim que é lançada no início da partida. O adversário tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. As canchas, como são chamadas as quadras de bocha, devem ter dimensões de 26,50 m de comprimento, 4m de largura e altura uniforme de 30cm.