Viaduto recebe pavimentação asfáltica e inauguração será dia 21

Na data em que Corumbá comemora 233 anos de fundação, 21 de setembro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrega à população, o viaduto da Rua 13 de Junho, considerado de extrema importância para melhorar do sistema viário da área central da cidade. As obras estão em fase de conclusão e, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16), foi iniciada a implantação do pavimento asfáltico serviço que chamou a atenção não só dos moradores da região, mas também de outras localidades.

A pavimentação acontece ao mesmo tempo em que outras equipes trabalham na implantação do guarda corpo, o segundo, no setor destinado aos pedestres; construção da escadaria de acesso ao passeio, bem como a rampa de um dos lados destinados a pedestres, que contará com equipamentos de acessibilidade, para pessoas portadoras de deficiência. "Todos estes serviços devem estar concluídos neste fim de semana e, em seguida, implantaremos a sinalização vertical e horizontal no local", explicou o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, engenheiro Ricardo Ametlla, que acompanhou o início da pavimentação esta manhã.

O viaduto está sendo considerado pela população como uma das grandes obras da administração do prefeito Ruiter Cunha. Além de melhorar o sistema viário na área central da cidade, vai resolver um grande problema, desafogando o tráfego na Rua Dom Aquino, um dos mais intenso de toda a área urbana do município e que está estrangulado. Além de permitir maior fluidez ao trânsito local, vai se tornar uma ligação mais rápida e segura com a Bolívia.

Outra questão importante já citada pelo prefeito é que, com a obra, a Prefeitura está livrando uma região do isolamento, garantindo maior acessibilidade principalmente àquelas pessoas portadoras de necessidades especiais que não tinham mínimas condições de transitar pelo local. É que, antes, o único acesso era pela escadinha no vão entre as ruas Luiz Feitosa e Firmo de Matos, com mais de 200 degraus. Ametlla lembrou que, ao idealizar o projeto, a grande preocupação do prefeito foi atender não só o trânsito, mas também os moradores, que não tinham outra opção de locomoção, há não ser a antiga escadinha.

O viaduto conta com 90 metros de extensão por 12 de largura, além de passeios para pedestres nos dois lados, e outros equipamentos de segurança. Os investimentos somam R$ 2.979.271, recursos próprios da Prefeitura e oriundos do Governo Federal, viabilizados pelo deputado Estadual Paulo Duarte (PT). A Prefeitura está também urbanizando todo o trecho, inclusive com a eliminação do pequeno canteiro central existente entre a Luis Feitosa e o viaduto, para maior fluidez do tráfego de veículos na região a partir da conclusão da obra.