Shows e apresentações culturais celebram os 233 anos de Corumbá

As celebrações dos 233 anos de Corumbá reservam, além das inaugurações de obras, diversas atrações culturais. A Prefeitura Municipal preparou uma extensa programação festiva durante os dias 16 a 25 de setembro. Estão previstas apresentações musicais, exposição de arte e a abertura do Jardim das 233 Primaveras, no Jardim da Independência, decorada especialmente em homenagem à estação das flores e também ao aniversário da Capital do Pantanal.

Os eventos começam já neste sábado (17) na rua Frei Mariano esquina com a rua 13 de Junho, a partir das 10 horas, com apresentação da Banda Manoel Florêncio. No mesmo dia, haverá o samba de Eliana de Lima, Sambatuk, Sedução e Pagodeando na quadra da escola de Samba Vila Mamona. Os festejos prosseguem na tradicional Feira Livre de domingo com apresentação dos "Amigos do Chamamé", às 10 horas. As atrações contam com a realização ou parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.

O Jardim das Primaveras será aberto no dia 19 de setembro a partir das 19 horas. O local funcionará na Praça da Independência nos mesmos moldes do Jardim de Natal, da Folia e Caipira. Os vendedores ambulantes interessados em trabalhar durante evento devem procurar a Superintendência de Turismo, localizada na rua XV de Novembro, 659 e procurar o servidor Carlos Alberto Bazana até a sexta-feira (16). A principal praça da área central de Corumbá estará toda decorada em homenagem a primavera com 6 mil flores feitas a partir do reaproveitamento de garrafas Pet no Coreto e nos canteiros.

O Jardim terá barracas com comidas e bebidas típicas, passeio de canoa e muita musica. De acordo com a programação, está previsto o Grupo Sedução para o dia 19; o Coral Cidade Branca deve ser a atração no dia 20, juntamente com o Grupo Stação 4. O pop rock da Banda Exilados deve comandar a festa no dia 22, em seguida será a vez da jovem Brenda. O Aki tem Samba diverte o público no dia 23 e no dia 24 tem Grupo MJ6 e também o 1º Encontro Pantaneiro de Bateria e Percussão. A Oficina de Dança do Pantanal fará apresentações durante todas as noites.
 

No dia 21 de setembro, aniversário de Corumbá, além da alvorada festiva, às 6 horas da manhã nas escolas municipais, tem o desfile cívico militar na avenida General Rondon a partir das 16 horas. Após o ato, haverá show nacional da banda Calypso, com Joelma, Chimbinha e músicos tocando e cantando grandes sucessos do grupo paraense. A apresentação começa a partir das 22 horas na praça Generoso Ponce com entrada gratuita. Já no dia 22, às 19h30, tem a abertura da exposição Pantanal Rupestre, no Museu da História do Pantanal e no mesmo dia, das 17h às 21 horas, Happy Hour da Primavera no Morro São Felipe, com apresentações culturais e poesias.  Na sexta-feira (23) a praça do Bairro Nova Corumbá recebe Rei Jor e Evandro, Grupo Sedução e banda Destak a partir das 20 horas em noite da Seresta no Bairro.

Obras

Os 233 anos de Corumbá não serão comemorados apenas com festas, mas também com obras e melhorias para toda a população, com inaugurações e lançamentos realizados pela Prefeitura, por meio do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A programação prevê benefícios nas áreas como a saúde, social, educação, lazer e infraestrutura. O grande destaque será a entrega do viaduto da rua 13 de junho, que vai possibilitar melhorias no tráfego de veículos na área central do município.