Semana da Pátria é aberta com ato na Praça da Independência

Corumbá abriu nesta quinta-feira (01) a Semana da Pátria em comemoração aos 189 anos de Independência do Brasil. Foi durante solenidade cívica na Praça da Independência, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, com participação de alunos das 8ª e 9ª séries da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, e de representantes da Organização Não Governamental Paz & Natureza.

Este ano, as comemorações da Semana da Pátria em Corumbá, acontece com a participação da comunidade em geral, alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), instituições particulares de ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs) e Institutos que atuam na cidade. A programação foi elaborada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e vai até o dia 06, véspera da Independência do Brasil, que será marcada por um ato cívico-militar na Praça da Independência, com participação de autoridades civis e militares.

A Semana da Pátria foi aberta na manhã desta quinta-feira com o hasteamento da Bandeira do Brasil, ao som do Hino Nacional, a cargo da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio. O pavilhão foi hasteado pelo diretor executivo da ONG Paz & Natureza Pantanal, Bismark Rosales. A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Heloisa Helena da Costa Urt, destacou a importância do ato, como forma de cultuar uma "data de grande significado, que foi a Independência do Brasil, ocorrida 189 anos atrás".

Integrantes da ONG Paz & Natureza Pantanal, Augusta Inês Santa Lucci Rettore e a pesquisadora Débora Calheiros, destacam a importância do ato. "É um orgulho para todos nós participarmos de um evento como este", disse Augusta. Já Débora destacou a importância da Independência para o Brasil, observando que "estava palavra significa também a manutenção e qualidade dos nossos recursos naturais e na educação de nossos jovens", para lembrar que a ONG tem como área de atuação, a educação ambiental e a pedagogia pela paz, mantendo uma estreita relação com países vizinhos, além de outras nações que estão presentes na região pantaneira.

Programação

A programação segue até o dia 06 de setembro. Para sexta-feira, o hasteamento do Pavilhão Nacional contará com participação dos estudantes da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues e os integrantes do Mãos Amigas. No dia 3 de setembro, sábado, será a vez dos alunos do Colégio Salesiano Santa Teresa e do Instituto Made Kore Odara do Pantanal. Já no dia 4, a solenidade terá participação das artesãs do Amor Peixe. Na segunda-feira (05) o ato cívico terá a presença dos alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga e do Instituto Homem Pantaneiro. A solenidade de terça-feira está a cargo da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros e da ONG Pantanal Consciência.

O ponto alto da Semana da Pátria será no dia 7 de setembro, Independência do Brasil. Neste dia, o hasteamento do Pavilhão Nacional acontece às 09 horas, com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), bem como de outras autoridades civis e militares. Em seguida, haverá o desfile cívico-militar com a presença do Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e algumas escolas da Reme.