Saúde em alta: Corumbá ganha Central de Diagnóstico por Imagem

A população corumbaense passa a contar com serviços de ponta com a entrada em funcionamento da Central de Diagnóstico por Imagem, implantado Junta Administrativa do Hospital de Corumbá. O setor foi visitado na manhã desta quinta-feira (29) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) logo após a inauguração da ampliação e reforma do Pronto Socorro Municipal, que elogiou a iniciativa, principalmente pelo fato de estar disponibilizando tecnologia de ponta para a comunidade. É que, com o novo sistema os exames de Raio X e Mamografia passam ser realizados com auxílio de modernos equipamentos de informática, gerando imagens digitalizadas, proporcionando aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diagnósticos mais rápidos e precisos.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Saúde, Lauther Serra; do secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, presidente da Junta, além de outras autoridades. Daniel informou que o serviço faz parte de uma parceria estabelecida pela Junta Administrativa do Hospital de Corumbá com a RM Sul Diagnósticos por Imagem Ltda., de Campo Grande, que tem como responsável o médico Paulo Milton Fernandes Rodrigues, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.

O administrador do Hospital, Victor Paiva, detalhou a nova estrutura que passa a disponibilizar à população, o que há de mais moderno em termos equipamentos tecnológicos. Para se ter uma ideia, além de exames mais eficazes, o sistema implantado na unidade, possibilita um diagnóstico mais rápido e iniciar tratamento imediato do paciente, aumentando as chances de cura.

"Os diagnósticos são emitidos por meio de imagens digitais, não havendo necessidade de se revelar filmes, como ocorria nos casos dos exames de Raio X. As imagens ficam armazenadas no computador, de ponta, e pode ser vista com perfeição em monitores de alta resolução", destacou.

Além de permitir diagnosticar a doença com rapidez e agilizar o tratamento, o novo sistema implantado no local, reflete diretamente na saúde do trabalhador. "Antes, para revelar um filme do Raio X, o responsável pelo serviço manuseava produtos químicos, além de ficar muito tempo em uma sala totalmente fechada, escura, com cheiro forte exalado pela solução química. Agora, isto não acontece mais. A imagem é digital, bastando uma impressora, também de alta resolução, para imprimir a imagem. Isto reduz doenças em pessoas que trabalham na área, diminuindo inclusive as licenças médicas para tratamento da saúde, devido a doenças contraídas pelo contato direto com produtos químicos, bem como a dose de radiação à qual todos estavam expostos", ressaltou.

Vitor destaca uma outra grande vantagem a partir da implantação da Central de Diagnósticos por Imagem: "os filmes utilizados nos exames de Raio X demoram cerca de um milhão de anos para se decompor na natureza. Descartamos este tipo de produto. Termos as imagens em computador e pode ser impressa em papel. Estamos também contribuindo com o meio ambiente".

Raio X e Mamografia

O administrador informou ainda que, neste primeiro momento, a Central de Diagnósticos passa realizar exames de Raio X e Mamografia. No entanto, o Hospital planeja ampliar a área de atuação, com serviços de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. "Estamos iniciando os serviços e pretendemos ampliar, atingindo também outras áreas importantes. O importante é que estamos tendo total apoio do prefeito, que deseja ampliar e prestar serviços de qualidade à população. É o que estamos procurando fazer".

A Central conta com uma equipe formada por cinco técnicos em radiologia, um chefe do setor, três administradores, um técnico em mamografia, além de equipe médica. Victor Paiva revelou que o Hospital de Corumbá é o único do Mato Grosso do Sul a disponibilizar este sistema, que permite inclusive emitir diagnósticos à distância, ou mesmo troca de informações entre os médicos, via online.