Ruiter destaca avanços e obras atendem necessidades da população

Corumbá comemora 233 anos de fundação no dia 21 de setembro. A exemplo dos últimos seis anos, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) iniciou na sexta-feira (16), uma extensa programação de inaugurações de obras consideradas de extrema importância e que atendem as necessidades da população. Acompanhado da primeira dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e de assessores, o chefe do executivo corumbaense se encontrou na tarde de ontem com os novos moradores do conjunto que a Prefeitura constrói no Bairro Guató, zona sul da cidade, e entregou dois empreendimentos importantes, que integram um grande projeto habitacional, o PAC – Casa Nova, construído a partir do estabelecimento de uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).

Cercado por moradores das primeiras casas inauguradas em dezembro de 2010, o prefeito concedeu entrevista à imprensa, e fez um balanço da sua administração. "Entre positivo e negativo, avançamos muito nos últimos anos, incomparavelmente", afirmou. Um exemplo claro disso, é o conjunto com 800 casas (274 já estão habitadas), que está também recebendo uma série de melhorias, como drenagem, asfalto, unidade de saúde, creche, escola, praça esportiva, além de um prédio destino ao Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS IV, que será administrado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, comandada por Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa.

"São obras que atendem as necessidades das famílias que mais necessitam em que vão contribuir na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas", observou Ruiter. Conforme ele, as duas primeiras obras entregues nesta sexta-feira, o CRAS IV e a praça de esportes do novo conjunto, representam a "materialização de um sonho de oito anos atrás", quando ele e sua equipe, iniciaram um projeto para combater o déficit habitacional na cidade, estimado em 4,5 mil moradias.

A construção de casas era primordial para o prefeito. Mas, precisava de algo mais. E foi pensando dessa forma que, ao consultar o Estatuto das Cidades, observou uma série de equipamentos que poderiam ser implantados junto com as moradias. "Quando sonhamos e ousamos anos atrás, iniciar construção de casas para reverter aquele quadro de déficit habitacional, fomos mais longe. Nós gostaríamos de construir casas, mas que isto também atendesse, qualificasse a vida daquelas pessoas. Procuramos no Estatuto das Cidade, para sabermos o que ele preconizava, para sabermos o que mais poderíamos estar oferecendo", lembrou.

"Ali vimos que era importante, além de casa, implantar estes equipamentos para dar maior tranquilidade às pessoas. E foi isto que fizemos e todos serão assim, com pavimentação asfáltica, drenagem, acesso a outros equipamentos públicos, para garantir melhor qualidade de vida aos nossos cidadãos. Nenhum conjunto, que tem a chancela do Poder Executivo Municipal, será entregue sem asfalto, mesmo porque nos vimos e sentimos o sofrimento de grande parte da população corumbaense e por isso não queremos mais entregar conjuntos sem infraestrutura. Ainda não resolvemos tudo, mas estamos caminhando para isso", acrescentou.

Unidade de Saúde

Ruiter lembrou outras conquistas, muitas já inauguradas em anos anteriores, outras que integram a programação dos 233 anos, além de novas que serão anunciadas dia 20, véspera do aniversário da cidade e que "serão entregues nas comemorações dos 234 anos de Corumbá", previu. Citou o viaduto da Rua 13 de Junho, as obras executadas com recursos próprios para recuperar a cidade da grande densidade pluviométrica dos primeiros meses do ano, considerada superior a de 1992; lembrou galerias, drenagem e pavimentação asfáltica em vários bairros da cidade, mas fez questão de frisar os equipamentos urbanos do novo conjunto.

E, ao entregar o prédio do CRAS IV, anunciar aquisição de equipamentos e informar que os servidores que vão atender a população naquele local serão provenientes do novo concurso público que a Prefeitura realiza, Ruiter assinou um documento autorizando início das obras da Unidade de Saúde, que será implantada no conjunto, ao lado do Centro de Educação Infantil (creche e pré-escola), em fase de construção. "É mais um equipamento urbano importante que integra este grande projeto", destacou.

O prefeito corumbaense lembrou que todos estes equipamentos, o CRAS e a praça de esportes, inaugurados ontem, mais a Unidade de Saúde e o Centro de Educação Infantil, são equipamentos urbanos importantes para atender moradores da zona sul da cidade. "A concentração de casas é grande. São 800 moradias e cerca de quatro mil pessoa. Uma densidade populacional muito grande. Por tudo isto, é preciso que estes investimentos estejam mais próximo destas comunidades. É isto que estamos fazendo", ressaltou, para em seguida comentar que todas estas realizações foram planejadas a partir de pesquisas realizadas na região para saber quais os equipamentos necessários.

"Não são somente as casas. As famílias precisam de assistência social, de saúde, de educação, de esporte e lazer. Com todos estes equipamentos mais próximos, a gente qualifica mais o conjunto habitacional", destacou, fazendo um agradecimento especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "que proporcionou tudo isto, com muita sensibilidade, ao incluir Corumbá no PAC", e à própria presidenta Dilma Rousseff, "que deu continuidade ao processo". O chefe do executivo não se esqueceu dos parlamentares, tanto em Brasília como no Estado, além da população de Corumbá, "parceira por coisas boas, que torce, reza e aguarda a materialização de sonhos. Isto está acontecendo. Diversos bairros já foram atendidos e vamos continuar assim", concluiu.