Juventude é estimulada a lutar contra drogas e outros malefícios

Jovens e adolescentes são apontados como fundamentais no desenvolvimento de um programa voltado à prevenção e combate às drogas, além de outros malefícios que tanto afetam a sociedade brasileira. O assunto está sendo tratado na cidade, durante o Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil, promovido pela Prefeitura de Corumbá, que acontece no Centro de Convenções do Pantanal. A ideia da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, é fazer com que os participantes do evento, passem a desenvolver uma série de atividades nas escolas das redes públicas e privadas de ensino, levando conhecimentos e contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral.

O encontro, o quinto realizado na administração do Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), foi aberto no final da tarde de ontem (08) e prossegue durante toda esta sexta-feira (09), culminando com a elaboração, publicação e distribuição de uma cartilha com as sugestões apresentadas, nas escolas do município, bem como fazer com que todos os jovens e adolescentes participantes, sejam protagonistas, difundindo conhecimentos, por meio de palestras dentro dos próprios estabelecimentos de ensino, atingindo um número bem maior de pessoas.

"Estamos com mais de 290 inscritos, participando do encontro. Nesta sexta-feira, durante todo o dia, eles participação de grupos de trabalhos discutindo temas como bullying, indisciplina, homofobia e drogas lícitas e ilícitas. No final, vamos apresentar as propostas dos grupos para o enfrentamento e combate as ações discutidas, editando uma cartilha que será distribuída em toda a rede de ensino. O projeto prevê um trabalho, nos próximos 12 meses, dentro das escolas, com participação ativa de todos os participantes do evento", explicou Adelma Galeano, gerente de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que está coordenando os trabalhos. Ela representou o secretário Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, que está em viagem.

A abertura lotou o auditório principal do Centro de Convenções. Antes da palestra da psicóloga psicanalista Andréa Brunetto, sobre "Ética x Violência na Juventude", o gerente de Ações para a Juventude da Prefeitura, Márcio Cavasana, enalteceu o evento, destacando-o como fundamental para desenvolvimento de um trabalho voltado à população juvenil. "Todos devem ser formadores de opinião na construção de políticas públicas efetivas, voltadas para a juventude", observou.

O encontro conta com participação de adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, oriundos dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, entre eles o Projoven Adolescentes, dos CRAS; bem como alunos das escolas do Município, Estado e particular. Na abertura, o destaque foi a apresentação de um grupo de jovens do CRAS II, da Nova Corumbá, que mostrou os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas.