Jornada Odontológica traz qualificação à Saúde Bucal de Corumbá

A IV Jornada Odontológica de Mato Grosso do Sul, realizada de 1° a 3 de setembro em Corumbá, reuniu mais de 200 profissionais de todo o Estado. As palestras e os debates promovidos durante o encontro abordaram as novas técnicas e os avanços da Saúde Bucal no Brasil. Para o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o evento é uma grande oportunidade de qualificação para a Rede Pública do Município.

"Este encontro traz progresso para a nossa população, uma vez que oportuniza a troca de idéias e de informações entre os profissionais desta área", afirmou o chefe do Executivo corumbaense. "Nosso desejo, ao apoiar esse avento, é o de que todos aproveitem ao máximo o conhecimento adquirido aqui, para que essa Jornada, a exemplo das outras realizadas em anos anteriores, favoreça a disposição e o preparo para o exercício da odontologia pública", reforçou Ruiter.

Durante a abertura das atividades, realizada na noite da sexta-feira (2) no Centro de Convenções do Pantanal Miguél Gómez, o prefeito ainda destacou o progresso atingido pelo Município na área da Saúde Bucal. "O nosso índice de cárie, avaliado com base nos dados do CPOD de 2009, foi menor que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde. E nosso empenho vai continuar. Isso passa por esse encontro, que envolve também os agentes de saúde, para que melhor preparados e informados, levem à casa das pessoas, a atenção básica que esclarece, previne e educa", disse Ruiter.

Representando o Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Júnior, o assessor do Ministério da Saúde, Moacir Júnior, descreveu a IV Jornada Odontológica de Corumbá como "uma demonstração de integração do CRO (Conselho Regional de Odontologia) com as gestões municipais de saúde bucal da região". Para ele, a cidade trabalha em total consonância com o Governo Federal. O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Corumbá, Zacaria Omar, também ressaltou a realização do encontro.

"O Evento que vem mostrando relevância, entre outros aspectos, da edificação da saúde bucal no município. Corumbá e saúde bucal estão se tornando amigos prodigiosos e em constante crescimento. Os encontros foram preparados com a missão de congregá-los aos conhecimentos aperfeiçoados e aos novos conceitos", afirmou Zacaria. O secretário de Saúde de Corumbá, Lauther Serra, e de Ladário, Cleber Colleone também participaram da solenidade de abertura;

Homenagens

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), Francisco Carlos Grilo, homenageou alguns profissionais que ajudaram a consolidar a odontologia no Pantanal. "Todo esse evento é fruto de um sonho, que começou a muitos anos atrás. E aproveitou para que possamos fazer Justiça a história. Este momento só se realiza porque antes de nós, outras pessoas vieram até Corumbá e começaram a edificar a odontologia com alguns sonhos", afirmou.

José Roberto da Costa recebeu a Medalha Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico. Luiz Carlos Capucci, José Francisco Sampaio Júnior e Vera Lúcia Faria da Costa foram homenageados com placas de menção honrosa pelos relevantes serviços prestados à odontologias. O presidente do CRO-MS ainda elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura e a alegria do povo corumbaense.
"Poucos municípios do País têm a qualidade de vida que Corumbá apresenta. Poucos locais têm a limpeza urbana, a gentileza de seu povo como encontramos aqui. Todas as vezes que estamos na cidade nos sentimos mais fortalecidos, pelo carinho com que vocês nos recebem, desse povo hospitaleiro", enfatizou Francisco Carlos Grilo.